No próximo dia 11, sexta-feira, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoverá a Aula Magna do curso de Cinema e Audiovisual, implantado neste ano na instituição. O evento será às 19h, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), que fica no Prédio 2 do campus-sede, com a presença do professor Jailson Dias Carvalho, convidado a inaugurar as atividades do bacharelado no primeiro semestre letivo de 2025.
Convidado
Jailson Carvalho possui extenso currículo. É doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em 2009, publicou o livro “Filmografia da Exibição Cinematográfica em Montes Claros”, pela Editora Unimontes, fruto de investigações sobre a história da Sétima Arte no Norte de Minas. Já no ano de 2016, lançou o e-book “Cinema e Exibição Cinematográfica em Montes Claros”, com selo da Editora Verona e disponível na plataforma Amazon, obra que amplia e aprofunda suas pesquisas anteriores sobre o cinema local.
A produção acadêmica de Jailson Carvalho inclui diversos artigos científicos publicados em periódicos nacionais, entre os quais se destacam a Revista Rebeca, a Revista Livre de Cinema e a Revista Fênix.
Atualmente, integra o grupo de pesquisa Soberania Nacional, vinculado à UFU, onde desenvolve estudos voltados à investigação de alternativas políticas e econômicas para o Brasil, com ênfase nas possibilidades de desenvolvimento nacional e nas estratégias de inserção geopolítica do país no contexto global.
Entrevista
Na Aula Magna também será exibida entrevista realizada pelos professores do curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes. A conversa é com o projetista de cinema e técnico de manutenção de equipamentos em Montes Claros, Benjamin Ribeiro Sobrinho, o homenageado da noite, que relata a própria experiência profissional, além de memórias sobre o circuito de exibição de cinema da cidade. Ele mostra ainda vários itens de sua “memorabília”, que inclui máquinas e peças utilizadas para projeção de filmes, cartazes, revistas, fotografias, objetos repletos de uma história que se confunde com a própria história do cinema de Montes Claros. Todo esse material será exposto no hall do auditório do CCH durante o evento.
Curso de Cinema e Audiovisual
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unimontes aprovou a criação do curso de Cinema e Audiovisual da instituição em 19 de junho de 2024, Dia do Cinema Brasileiro.
A proposta do curso de Cinema e Audiovisual é preparar os acadêmicos para desafios técnicos e evidenciar a importância da reflexão crítica sobre o papel do cinema contemporaneidade. Questões de representação, diversidade cultural e ética na produção audiovisual serão exploradas de forma a promover uma formação integral e responsável dos futuros profissionais.
O primeiro período do bacharelado em Cinema e Audiovisual funciona no CCH e possui de 28 a 30 alunos no turno matutino, na modalidade presencial.