A Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) marcou oficialmente o início das atividades da primeira turma do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Instituição. Realizada na última terça-feira (05/08), no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado no prédio 6 do campus-sede , a solenidade reuniu autoridades acadêmicas, professores, mestrandos, graduandos e egressos do curso de Enfermagem.
A primeira turma do mestrado é composta por 13 alunos, selecionados entre os 67 candidatos inscritos no processo seletivo. O evento reforçou o compromisso da universidade com a ciência, a formação avançada em saúde e o fortalecimento da pesquisa na região.
Mesa de Honra
A solenidade foi conduzida pela professora Viviane Carrasco, coordenadora adjunta do PPGEnf. Compuseram a mesa de honra: o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor Daniel Coelho (representando o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago); o coordenador do PPGEnf, professor Diego Dias de Araújo; a chefe do Departamento de Enfermagem, professora Daniella Fagundes Souto; e o representante do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG), Kléber Salustiano Costa.
Durante sua fala, o professor Daniel Coelho destacou a importância histórica da criação do mestrado para a universidade e para a área da saúde no Norte de Minas. Ele parabenizou a equipe responsável pela implantação do programa, ressaltando que “o nascimento de um novo mestrado é sempre fruto de um esforço coletivo, construído com muito trabalho, dedicação e compromisso com a formação científica de qualidade”. Também reafirmou o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação ao fortalecimento do PPGEnf enquanto referência regional.
O professor Diego Dias de Araújo, por sua vez, enfatizou a relevância estratégica do curso para a região. “O Norte de Minas possui realidades complexas nos campos da saúde, da educação e da gestão pública. Nosso programa foi concebido para formar enfermeiros pesquisadores capazes de transformar essas realidades com base em ciência, ética e inovação”, afirmou. Ele também destacou os resultados já obtidos antes mesmo do início oficial das aulas, como a expressiva demanda pelo curso.
Aula Magna
A Aula Magna foi proferida pela professora Ana Karina Bezerra Pinheiro, coordenadora da Área de Enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com o tema “A qualidade da Pós-Graduação em Enfermagem: compromissos, perspectivas e desafios”, a convidada abordou os fundamentos da avaliação dos programas stricto sensu, os critérios da ficha de avaliação da Capes e os desafios para garantir a expansão da pós-graduação com qualidade no Brasil.
Durante sua exposição, a professora Ana Karina também destacou tópicos como a internacionalização, a valorização da produção científica nacional, a inserção de jovens doutores e o fortalecimento dos centros de excelência. Em tom inspirador, ressaltou o papel da Enfermagem na promoção da equidade e na transformação social, citando Barroso (2006): “Compromisso social e ético significa diminuir o fosso entre privilegiados e excluídos, acolher o outro e aprender a aprender pelo reexame contínuo e crítico.”
Reconhecimento
O encerramento do evento foi marcado por agradecimentos às autoridades presentes e votos de um semestre produtivo e inspirador. Para os novos mestrandos, a Aula Magna representou o início de uma jornada acadêmica comprometida com a excelência, a inovação e o cuidado em saúde.
O Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Unimontes foi aprovado pela Capes em 2024. A homologação, que autoriza o funcionamento do programa, foi publicada em fevereiro deste ano, consolidando mais um importante avanço da universidade na formação de profissionais altamente qualificados.
Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes






