O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, nesta quinta-feira (22/05), a Aula Magna que marcou a abertura oficial das atividades acadêmicas de 2025. O evento aconteceu no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e reuniu estudantes de mestrado e doutorado, professores, pesquisadores e profissionais da área da saúde.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no Avanço da Saúde”, a Aula Magna teve como objetivo promover reflexões sobre o papel da pesquisa científica, da inovação e da tecnologia no enfrentamento dos desafios da saúde pública e no desenvolvimento social.
A mesa de abertura contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, que representou o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; da coordenadora do PPGCS, professora Cristina Sampaio; da coordenadora adjunta, professora Thallyta Maria Vieira; e do palestrante da noite, professor doutor Mário Neto Borges, Doutor Honoris Causa pela Unimontes, ex-reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) no período de 2002 a 2004, e ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Durante sua apresentação, o professor Mário Neto Borges fez uma análise sobre os avanços tecnológicos aplicados à saúde, os desafios da ciência no Brasil e a importância do investimento contínuo em pesquisa, inovação e desenvolvimento. Destacou, ainda, como a ciência e a tecnologia são fundamentais para transformar os sistemas de saúde e gerar impacto positivo na qualidade de vida da população.
Ao final da palestra, o convidado foi homenageado com uma lembrança institucional e recebeu certificado de participação.
A organização do evento foi conduzida pela comissão de eventos do PPGCS, formada por mestrandos e doutorandos do programa, e reuniu cerca de 70 participantes. A Aula Magna reafirma o compromisso da Unimontes e do PPGCS com a formação científica de excelência, com a inovação e com o desenvolvimento regional e social por meio da produção de conhecimento.
Foto: Ascom Unimontes







