A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais realizou na tarde desta quarta-feira (27/5), no plenário da Câmara Municipal de Montes Claros, uma audiência pública para detalhar o andamento do concurso público para provimento de cargos de professor de ensino superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A reunião aconteceu a partir de requerimento do deputado estadual Carlos Pimenta às Comissões de Educação e de Assuntos Municipais e Regionalização.

O evento contou com a participação dos deputados estaduais Carlos Pimenta, Wander Borges e Dalmo Ribeiro, além do secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes, e os vereadores Marcos Nem (presidente), André Ricardo (vice-presidente), Cláudio Prates (1º secretário), Valdivino Antunes, Eduardo Madureira e Edmilson Magalhães.

Pela Unimontes, estiveram na composição da mesa de trabalhos o presidente da Adunimontes, professor Gilmar Ribeiro dos Santos; o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gustavo Machado; e os representantes do movimento “Eu Luto pelo Concurso”, professores Maria Clara Maciel e Felipe Fróes, além do pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto (vice-presidente da Comissão Especial do Concurso).

ATO HOMOLOGADO

Mesadostrabalahos destaqueO reitor e o vice-reitor da Unimontes, professores João dos Reis Canela e Antonio Alvimar Souza, respectivamente, também estiveram presentes, juntamente com integrantes da Comissão Especial do Concurso e informaram o restabelecimento do concurso público após decisão judicial que acatou o pedido de reconsideração feito pela Unimontes.

A decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais foi publicada nesta quarta-feira (27/5), no Diário do Judiciário do TJMG e, desta forma, a instituição dará sequência aos trâmites processuais dos 27 editais do certame, que oferece 637 vagas nas diversas áreas do conhecimento.

No mesmo dia da publicação da decisão, a Unimontes publicou os resultados finais de 268 subáreas do concurso público. Os referidos atos homologatórios foram assinados pelo reitor João Canela. A previsão é de que nesta quinta-feira (28/5) os atos serão publicados no Diário Oficial do Estado. Seguem em andamento os trâmites das demais 151 subáreas.

“A Unimontes é de suma importância não apenas para o Norte de Minas, mas também para o nosso Estado. O concurso público fundamentou-se na lisura. Os resultados desta audiência serão levados ao TJMG, à Seplag e ao Governo de Minas para o pleno andamento de todos os procedimentos”, pontuou o deputado Carlos Pimenta, que também integra a comissão de educação da ALMG.

Sobre audiência, o reitor João Canela destacou a “eclética representatividade na comunidade acadêmica e na sociedade em geral” no plenário da Câmara Municipal. Na oportunidade, fez um agradecimento público ao trabalho coletivo desenvolvido por todos os segmentos da Universidade para o restabelecimento das ações do concurso para professor. “A sintonia nos discursos foi fundamental para a retomada dos trabalhos associados ao concurso”.

O secretário Paulo Guedes fez o compromisso de intervir junto ao Governo do Estado para fortalecer a solicitação dos aprovados em concurso em agilizar os termos de posse. “A Unimontes é fundamental para a educação do Estado. O Governo quer tornar permanente o diálogo com a educação e estamos dispostos a atender os pleitos apresentados aqui”.