Trabalho  é publicado pela Editora Unimontes

“Atividade Física e Gestante” . Este é o título do e-book organizado por Marcela Oliveira Nepomuceno, médica e mestranda do  Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Unimontes, com orientação e co-orientação das professoras doutora Rosângela Ramos Veloso Silva, e doutora Marise Fagundes Silveira, do corpo docente do referido mestrado, respectivamente.

Publicado pela Editora Unimontes, o e-book será lançado oficialmente no Fórum  no Fórum Permanente de Educação Física (Fopef), no dia 27 de outubro, com transmissão pelo Youtube.

A publicação aborda a importância da prática de atividade física durante a gestação. Apresenta benefícios, recomendações e protocolos de avaliação da atividade física em gestantes.

A obra está disponível, gratuitamente, para download no portal da Editora Unimontes. A organização do e-book contou com a participação de uma equipe multiprofissional de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação de várias áreas do conhecimento como, educação física, enfermagem, nutrição e medicina. Sua elaboração foi pautada em uma revisão da literatura envolvendo atividade física e saúde das gestantes, priorizando o que há de mais atual.

A ideia do e-book surgiu a partir do desenvolvimento da pesquisa ALGE- “Avaliação das condições de saúde das gestantes de Montes Claros-MG: estudo longitudinal”, realizado por pesquisadores da Unimontes em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.  O projeto de pesquisa foi desenvolvido, tendo em vista a  necessidade de se conhecer a situação de saúde das gestantes que recebem a assistência pré-natal na Atenção Primária à Saúde (APS). Foi avaliada também a importância da discussão do tema.

O trabalho apresenta oito capítulos e aborda questões como: a epidemiologia da atividade física durante a gestação, benefícios e recomendações, protocolos de avaliação, contra indicações, sinais de alarme e o papel da atenção primária na promoção da atividade física durante a gestação.

Contexto

“No contexto do projeto ALGE, a prática de Atividade física no pré-natal foi um dos temas avaliados. Os resultados epidemiológicos estimularam a elaboração deste e-book, que propõe abordar os conhecimentos, princípios e diretrizes das políticas públicas sobre a temática”, esclarece Marcela Oliveira Nepomuceno.

“Agregar conhecimentos consistentes sobre a temática poderá contribuir com informações para profissionais, pesquisadores e gestores da área da saúde, envolvidos no cuidado à saúde da mulher”  enfatiza a professora Rosângela Ramos Veloso Silva.

“A atividade física regular contribui para a saúde das gestantes e do bebê”, afirma a professora Rosângela Veloso.  Ela ressalta que os exercícios físicos garantem a melhoria da circulação, da qualidade respiratória e do sono, bem como o fortalecimento do sistema endócrino e nervoso, assim como da musculatura das costas e das pernas.

Além disso, a atividade física contribui  no controle do peso e reduz os riscos de diabetes gestacional; nas condições de nascimento do bebê e atua como auxiliar na recuperação mais rápida pós-parto.  Auxilia ainda na  autoimagem e controle da ansiedade.

Relacionadas

Humberto Souto, doutor Honoris Causa, parceiro e grande benfeitor da Unimontes
HUCF Adquire Equipamento Inédito pelo SUS no Norte de Minas para Cirurgias de Alta Complexidade
Unimontes realiza mais uma edição do Projeto Unimontes Solidária
Retrato do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso
Reitor decreta luto oficial na Unimontes pelo falecimento do ex-governador Newton Cardoso
Unimontes divulga resultado do vestibular próprio nesta segunda-feira (03/02)
Boas-vindas à comunidade acadêmica e apresentação das propostas e metas da Unimontes para o ano de 2025