Os pacientes submetidos ao tratamento do câncer na Santa Casa de Montes Claros recebem assistência especial na área odontológica. O atendimento é garantido através de um programa de extensão do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), desenvolvido em parceria com o hospital denominado “Atendimento Odontológico aos Pacientes sob Tratamento Oncológico – A Extensão integrando o Ensino e a Pesquisa”. Em cinco meses, foram atendidos 205 pacientes e realizados 1.392 procedimentos.
O trabalho coordenado pelo professor Mário Rodrigues de Melo Filho conta com a participação dos professores Breno Amaral Rocha, Edimilsom Martins Freitas, Lucianne Maia Costa Lima e Maria Betânia de Oliveira Pires (do curso de Odontologia da Unimontes) e a técnica em higiene dental Liliane Pereira da Silva, da Santa Casa.
A iniciativa envolve 32 acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem. Atuam como voluntárias as cirurgiões dentistas Renata Inez Marques e Ana Maura Freitas Marques Figueiredo, a psicóloga Rosalva Pereira da Silva, além de equipes médicas, de enfermagem e do apoio administrativo da Santa Casa.
VÁRIOS PROJETOS
Dentro do programa, são desenvolvidos os projetos de extensão “Atendimento estomatológico das lesões bucais decorrentes do tratamento oncológico” e “Manejo odontológico do paciente sob tratamento oncológico”, além das pesquisas “Qualidade de Vida do paciente em tratamento oncológico na região de cabeça e pescoço” e “Avaliação da eficácia da laserterapia no tratamento da mucosite bucal”.
Também está sendo constituído o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Unimontes/Santa Casa. Todas as atividades envolvem a participação dos acadêmicos e são integradas por meio de seminários mensais para discussão dos casos e acompanhamento do Programa.
Os pacientes encaminhados para o serviço de oncologia da Santa Casa recebem atendimento odontológico antes, durante e depois do tratamento contra o câncer. É realizado o acompanhamento completo do paciente ao longo de todo tratamento do câncer: preparação da cavidade bucal, restaurações, extrações, tratamento de canal antes de o paciente ser submetido à cirurgia e ou radioterapia e quimioterapia.
Quando há indicação, são confeccionados anteparos de proteção das estruturas bucais para radioterapia. Ao longo do tratamento, o paciente recebe assistência voltada para o controle das lesões decorrentes do próprio tratamento contra o câncer, tais como mucosite, candidíase e xerostomia. Após o tratamento do câncer, quando necessário, são aplicadas próteses intrabucais para reconstrução do palato (céu da boca). Com as ações desenvolvidas, o programa integra o ensino, a pesquisa e a extensão de forma humanizada, buscando a melhoria das condições de vida das pessoas acometidas pelo câncer.