Reunião entre a Reitoria da Unimontes e a diretoria da AAMRNM (Fotos: Ascom)

Fundado e mantido pela Universidade Estadual de Montes Claros, o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) passou contar com o auxílio de uma entidade formada pela sociedade civil, com objetivo exclusivo de contribuir com suas ações. Foi criada, oficialmente, a Associação dos Amigos do Museu Regional do Norte de Minas (AAMRNM), que conta com sua primeira diretoria eleita presidida pela professora Maria Ângela Figueiredo Braga.

Os componentes AAMRNM fizeram uma visita ao campus-sede da Unimontes, quarta-feira (9/10), e foram recebidos pelo reitor Antonio Alvimar Souza e pela vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, juntamente com a diretora de Documentação e Informações, professora Juliane Leite Ferreira. Na oportunidade, foram discutidas as ações para garantir a manutenção e a efetividade do trabalho do Museu Regional, sediado no antigo Casarão da Fafil, centro histórico de Montes Claros, e com acesso gratuito para a comunidade em geral.

Durante o encontro, a presidente da AAMRNM relatou como foi o processo de criação e apresentou as metas da entidade, que tem como objetivo de contribuir com o trabalho do Museu Regional na conservação do patrimônio histórico, da cultura e das tradições da região. Além disso, a entidade vai captar recursos para as obras necessárias de manutenção.

O professor Antonio Alvimar Souza agradeceu a visita e enalteceu que a criação da Associação de Amigos do Museu é “uma iniciativa extremamente louvável” no sentido de despertar a atenção e o envolvimento na sociedade civil na conservação do patrimônio histórico e cultural. “É preciso que as pessoas tenham sensibilidade com a arte e com a proteção dos bens culturais e históricos, incluindo livros, documentos e também as nossas tradições”, pontuou.

“MOMENTO IMPORTANTE”

Ele também ressaltou que a associação é criada “em momento importante para o Museu Regional”, que precisa de recursos para obras de recuperação, sendo que a Unimontes enfrenta limitação orçamentária. Nesse sentido, destacou, a atuação da entidade criada pela sociedade civil será de grande relevância para viabilizar verbas para a conservação do patrimônio histórico. “Por meio do Museu Regional, a Universidade prioriza a preservação de bens históricos e de tradições como as Festas de Agosto de Montes Claros. A Unimontes precisa assumir o protagonismo da conservação do patrimônio e da cultura”, observou.

Durante o encontro, foram discutidas ações estratégicas que deverão ser desenvolvidas no trabalho do Museu Regional. “A associação pretende contribuir, de sobremaneira, para a manutenção, proteção e conservação do nosso patrimônio material e imaterial, uma vez que esse segmento ainda não é visto como prioridade para o Poder Público”, afirma a presidente da AAMRNM, professora Maria Ângela Figueiredo Braga.

INTEGRANTES DA DIRETORIA DA AAMRNM

Além da presidente Maria Ângela Figueiredo Braga, a reunião no gabinete do Reitor contou com a participação dos demais diretores da AAMRNM: Mércia Fagundes, vice-presidente; Raquel Arruda, secretária; Francisco Ornelas, tesoureiro; e Daniel Rocha, presidente do Conselho de Administração. O encontro reuniu, ainda, outros componentes da entidade da sociedade civil: a advogada e professora Ionete Magalhães Souza (que participou da elaboração do estatuto da associação), o produtor e ator de cinema Paulo Henrique Veloso Souto e o professor e compositor Élcio Lucas.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba