– No último ano, foram 110 mil atendimentos –

 Nesta quarta-feira, 27/2, é celebrado o Dia Nacional do Idoso. A data é comemorada com os bons resultados do atendimento oferecido à população da chamada terceira idade pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), por intermédio do Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira – CRASI.

O serviço especializado do Hospital da Unimontes, que é gratuito – bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) –, atende, diariamente, uma média de 130 pacientes. Durante o ano de 2018, por exemplo, o CRASI/HUCF realizou 110.201 procedimentos, com destaque para 95.421 exames/diagnósticos e 14.478 consultas especializadas.

A unidade oferece atendimento multidisciplinar nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Odontologia, Psicologia e Enfermagem, além de Reabilitação Física.

O fluxo de atendimento funciona da seguinte forma: o idoso deve ser avaliado, primeiramente, por médico da atenção básica em um posto do Programa de Saúde da Família (PSF), que faz o encaminhamento para o Centro de Referência do Hospital Universitário. A assistência é oferecida a pessoas com mais de 80 anos e pacientes acima de 60 anos com problemas de saúde.

FUNDAMENTAL

A coordenadora do CRASI/HUCF, a médica geriatra Natália Valadares Santos Lopes, afirma que o serviço especializado tem fundamental importância para garantir a assistência à saúde dos idosos, oferecendo atendimento complementar às unidades da atenção básica.

Crasi 2019

“O idoso precisa de uma atenção e um olhar especial, pois, conta com algumas particularidades para que tenha a garantia da saúde e a melhoria da qualidade de vida”, avalia a coordenadora. Ela lembra, ainda, que o CRASI/HUCF é a unidade de referência para a assistência à saúde das pessoas idosas na macrorregião do Norte de Minas, com a abrangência de 86 municípios.

No Centro de Referência, além das consultas com a equipe multidisciplinar, os pacientes idosos têm direito a exames especializados como os de densiometria óssea, eletrocardiograma e tomografia de crânio.

Crasi HUCF 1LÚDICAS – Enquanto aguardam por consultas e exames especializados, os pacientes encaminhados ao Centro de Referência do Hospital Universitário participam de atividades físicas e lúdicas, incluindo jogos e brincadeiras. As ações são desenvolvidas por professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Unimontes, por intermédio do projeto “Integração da Educação Física ao Atendimento Institucional ao Idoso”. Os pacientes recebem ainda lanche e refeições, gratuitamente, enquanto esperam pelo atendimento multidisciplinar.

SERVIÇO

Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso
“Eny Faria de Oliveira – CRASI”
Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF)
Atendimento gratuito
População assistida: idosos frágeis acima de 80 anos e pacientes com mais de 60 anos, encaminhados por médicos do Programa de Saúde da Família (PSF)
Para agendar atendimento:
Telefone: (38) 3224-8040

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia