Reitor destaca que obra é fruto da “parceria do bem”

Foi assinada, nesta sexta-feira (27/10), pelo prefeito Humberto Souto, a ordem de serviço da Prefeitura de Montes Claro para a construção da ponte sobre o canal do Rio Vieiras, na Avenida José Corrêa Machado, interligando os bairros Melo e Todos Santos. A intervenção vai facilitar o acesso ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A obra foi viabilizada a partir de uma parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal de Montes Claros.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço, realizada no Gabinete do Prefeito, com as presenças de autoridades locais, secretários municipais e vereadores. O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, participou da cerimônia, juntamente com o deputado estadual Arlen Santiago e e outros convidados.

A ponte será construída sobre o canal do Rio Vieiras, na avenida José Corrêa Machado, interligando as ruas Benedito Helvécio Guimarães (Bairro Melo) e Santo Antônio (Todos Santos) O local recebe diariamente um grande fluxo de veículos, sobretudo nos horários de pico de acesso à universidade.

Conforme o vice-prefeito Guilherme Guimarães, a obra está orçada em R$ 1,3 milhão, valor que será custeado pela prefeitura. A ponte será feita em estrutura mista (metálica e concreto), com vão de 18 metros de comprimento e largura de 12 metros. As vigas metálicas para a construção da ponte foram cedidas pelo Governo do Estado, por intermédio do governador Romeu Zema e da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em atendimento a pleito do deputado estadual Arlen Santiago, em articulação com a reitoria da Unimontes.

A cessão das vigas metálicas pelo Governo do Estado, além de agilizar o processo da construção, vai reduzir significativamente os custos (economia da ordem de 30%) da ponte. A passagem será composta por duas pistas, de 3,7 metros de largura cada, para veículos, e duas passarelas laterais (de 2 metros de largura) para pedestres, separadas por guarda-rodas e protegidas por guardas-corpos nos lados externos. A previsão que os serviços deverão ser concluídos em sete meses.

“Parceria do bem”

Ao participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte sobre o canal do Rio Vieiras na Avenida José Corrêa Machado, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, salientou que a obra vai beneficiar todos os professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da instituição, facilitando o acesso à Universidade, além de atender a população em geral.

Ele destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e da Prefeitura de Montes Claros para a viabilização da construção da ponte. “Esta obra resulta de uma parceria do bem, da junção de boas intenções, de pessoas que pensam em fazer o bem a Montes Claros e à nossa Unimontes”, declarou o professor Wagner Santiago, agradecendo ao governador Romeu Zema, ao prefeito Humberto Souto, ao vice-prefeito Guilherme Guimarães e ao deputado Arlen Santiago.
“A nova ponte vai facilitar o trânsito e melhorar a vida das pessoas”, enfatizou o reitor da Unimontes.

O prefeito Humberto Souto salientou que a construção da ponte sobre o Rio Vieiras na Avenida José Corrêa Machado se soma a outras obras realizadas pela atual administração municipal de Montes Claros para melhorar a mobilidade urbana e a infraestrutura do município. Ele ressaltou que a Prefeitura trabalha em parceria com outras instituições como a Unimontes, criando uma “harmonia em prol do desenvolvimento de Montes Claros”,

Relacionadas

Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo