Reitor destaca que obra é fruto da “parceria do bem”

Foi assinada, nesta sexta-feira (27/10), pelo prefeito Humberto Souto, a ordem de serviço da Prefeitura de Montes Claro para a construção da ponte sobre o canal do Rio Vieiras, na Avenida José Corrêa Machado, interligando os bairros Melo e Todos Santos. A intervenção vai facilitar o acesso ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A obra foi viabilizada a partir de uma parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal de Montes Claros.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço, realizada no Gabinete do Prefeito, com as presenças de autoridades locais, secretários municipais e vereadores. O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, participou da cerimônia, juntamente com o deputado estadual Arlen Santiago e e outros convidados.

A ponte será construída sobre o canal do Rio Vieiras, na avenida José Corrêa Machado, interligando as ruas Benedito Helvécio Guimarães (Bairro Melo) e Santo Antônio (Todos Santos) O local recebe diariamente um grande fluxo de veículos, sobretudo nos horários de pico de acesso à universidade.

Conforme o vice-prefeito Guilherme Guimarães, a obra está orçada em R$ 1,3 milhão, valor que será custeado pela prefeitura. A ponte será feita em estrutura mista (metálica e concreto), com vão de 18 metros de comprimento e largura de 12 metros. As vigas metálicas para a construção da ponte foram cedidas pelo Governo do Estado, por intermédio do governador Romeu Zema e da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em atendimento a pleito do deputado estadual Arlen Santiago, em articulação com a reitoria da Unimontes.

A cessão das vigas metálicas pelo Governo do Estado, além de agilizar o processo da construção, vai reduzir significativamente os custos (economia da ordem de 30%) da ponte. A passagem será composta por duas pistas, de 3,7 metros de largura cada, para veículos, e duas passarelas laterais (de 2 metros de largura) para pedestres, separadas por guarda-rodas e protegidas por guardas-corpos nos lados externos. A previsão que os serviços deverão ser concluídos em sete meses.

“Parceria do bem”

Ao participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte sobre o canal do Rio Vieiras na Avenida José Corrêa Machado, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, salientou que a obra vai beneficiar todos os professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da instituição, facilitando o acesso à Universidade, além de atender a população em geral.

Ele destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e da Prefeitura de Montes Claros para a viabilização da construção da ponte. “Esta obra resulta de uma parceria do bem, da junção de boas intenções, de pessoas que pensam em fazer o bem a Montes Claros e à nossa Unimontes”, declarou o professor Wagner Santiago, agradecendo ao governador Romeu Zema, ao prefeito Humberto Souto, ao vice-prefeito Guilherme Guimarães e ao deputado Arlen Santiago.
“A nova ponte vai facilitar o trânsito e melhorar a vida das pessoas”, enfatizou o reitor da Unimontes.

O prefeito Humberto Souto salientou que a construção da ponte sobre o Rio Vieiras na Avenida José Corrêa Machado se soma a outras obras realizadas pela atual administração municipal de Montes Claros para melhorar a mobilidade urbana e a infraestrutura do município. Ele ressaltou que a Prefeitura trabalha em parceria com outras instituições como a Unimontes, criando uma “harmonia em prol do desenvolvimento de Montes Claros”,

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia