No período de 21 a 26 de junho de 2023, a assessora de Gestão Estratégica e Inovação da Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, iniciou o processo de visitas técnicas às secretarias municipais de Educação e as superintendências regionais de Ensino da área de abrangência da instituição e aos seus campi.

O objetivo da ação é discutir a inserção dos estudantes do ensino médio nos cursos superiores. Visa também levantar e atualizar os dados referentes ao número de escolas do ensino médio e à quantidade de jovens estudantes existentes nos municípios.

A professora Jussara Guimarães visitou os campi da Unimontes e as superintendências regionais de Ensino de Pirapora (Norte de Minas), Paracatu e Unaí (Noroeste do estado).

Reunião em Unaí-MG – Foto: Arquivo pessoal

Ela explica que as visitas deram continuidade a uma campanha iniciada pela Chefe do Escritório de Representação da Unimontes (ERU) em Belo Horizonte, Luciana Silva Melo, visando a valorização do ensino público, gratuito e de qualidade oferecido pela universidade, além de discutir as demandas dos municípios quanto a oferta de novos cursos.

A assessora especial da Reitoria da Unimontes salienta que os superintendentes e suas equipes explanaram sobre a situação do ensino médio, que convive com a evasão, sobretudo, no período da pandemia da COVID-19.

De acordo com os dados levantados, nas áreas das três superintendências regionais de ensino visitadas, após a pandemia, mais de mil alunos não retornaram às aulas, havendo a necessidade da instalação da “Busca Ativa”, o que contribui para o retorno destes estudantes às aulas. Um fato verificado também se refere à situação econômica causada pela pandemia, direcionando os jovens para o mercado de trabalho como forma de contribuir com o sustento da família.

A professora Jussara Guimarães se reuniu com as coordenadoras dos campi de Pirapora, Cássia Regina; e de Paracatu, Elizabeth Xavier; e de Unaí, Keli Souto, juntamente com os professores e acadêmicos das unidades.

“Nos campi, as pessoas relataram os avanços alcançados e também dificuldades vivenciadas. As superintendências regionais de ensino de Paracatu e Unaí, por exemplo, estão com dificuldades, para contratar professores de Geografia, História, Matemática, Química, Física e da área de Informática para a educação básica”, informa assessora da Reitoria da Unimontes.

Ela lembra que, no campus de Unaí, o professor Wellington Fernandes, do curso de Letras Português participou do encontro e enalteceu o trabalho da atual gestão superior da Unimontes. “Ele salientou que a gestão do reitor Wagner Santiago Santiago possui características empreendedoras, sendo percebido um clima de boas expectativas”, descreveu.

Em Paracatu, a professora Jussara Guimarães se reuniu com o assessor da Secretaria Municipal de Educação, o professor Kassius Kennedy Clemente Batista. Ele manifestou o desejo da criação de novos cursos de graduação o município, declarando também apoio à Unimontes e ao seu corpo docente.

Posteriormente outras visitas técnicas serão realizadas às superintendências regionais de ensino de outros municípios onde a Unimontes possui campi: Janaúba e Januária, no Norte de Minas; e Almenara, no Vale do Jequitinhonha

Relacionadas

Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro
Unimontes oferece até 36 vagas para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social – Inscrições começam no dia 18