No período de 21 a 26 de junho de 2023, a assessora de Gestão Estratégica e Inovação da Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, iniciou o processo de visitas técnicas às secretarias municipais de Educação e as superintendências regionais de Ensino da área de abrangência da instituição e aos seus campi.

O objetivo da ação é discutir a inserção dos estudantes do ensino médio nos cursos superiores. Visa também levantar e atualizar os dados referentes ao número de escolas do ensino médio e à quantidade de jovens estudantes existentes nos municípios.

A professora Jussara Guimarães visitou os campi da Unimontes e as superintendências regionais de Ensino de Pirapora (Norte de Minas), Paracatu e Unaí (Noroeste do estado).

Reunião em Unaí-MG – Foto: Arquivo pessoal

Ela explica que as visitas deram continuidade a uma campanha iniciada pela Chefe do Escritório de Representação da Unimontes (ERU) em Belo Horizonte, Luciana Silva Melo, visando a valorização do ensino público, gratuito e de qualidade oferecido pela universidade, além de discutir as demandas dos municípios quanto a oferta de novos cursos.

A assessora especial da Reitoria da Unimontes salienta que os superintendentes e suas equipes explanaram sobre a situação do ensino médio, que convive com a evasão, sobretudo, no período da pandemia da COVID-19.

De acordo com os dados levantados, nas áreas das três superintendências regionais de ensino visitadas, após a pandemia, mais de mil alunos não retornaram às aulas, havendo a necessidade da instalação da “Busca Ativa”, o que contribui para o retorno destes estudantes às aulas. Um fato verificado também se refere à situação econômica causada pela pandemia, direcionando os jovens para o mercado de trabalho como forma de contribuir com o sustento da família.

A professora Jussara Guimarães se reuniu com as coordenadoras dos campi de Pirapora, Cássia Regina; e de Paracatu, Elizabeth Xavier; e de Unaí, Keli Souto, juntamente com os professores e acadêmicos das unidades.

“Nos campi, as pessoas relataram os avanços alcançados e também dificuldades vivenciadas. As superintendências regionais de ensino de Paracatu e Unaí, por exemplo, estão com dificuldades, para contratar professores de Geografia, História, Matemática, Química, Física e da área de Informática para a educação básica”, informa assessora da Reitoria da Unimontes.

Ela lembra que, no campus de Unaí, o professor Wellington Fernandes, do curso de Letras Português participou do encontro e enalteceu o trabalho da atual gestão superior da Unimontes. “Ele salientou que a gestão do reitor Wagner Santiago Santiago possui características empreendedoras, sendo percebido um clima de boas expectativas”, descreveu.

Em Paracatu, a professora Jussara Guimarães se reuniu com o assessor da Secretaria Municipal de Educação, o professor Kassius Kennedy Clemente Batista. Ele manifestou o desejo da criação de novos cursos de graduação o município, declarando também apoio à Unimontes e ao seu corpo docente.

Posteriormente outras visitas técnicas serão realizadas às superintendências regionais de ensino de outros municípios onde a Unimontes possui campi: Janaúba e Januária, no Norte de Minas; e Almenara, no Vale do Jequitinhonha

Relacionadas

Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Unimontes já atendeu mais de 40 mil pessoas
Estudantes e servidores da Unimontes têm plantão psicológico com atendimento gratuito
Reitor dá posse aos novos membros do Conselho Universitário da Unimontes
Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência