A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, assessora especial da Reitoria da Universidade Estadual de Monte Claros (Unimontes), visitou a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Almenara, quinta-feira (02/08).  As ações para a inserção dos estudantes do ensino médio numa instituição de educação superior gratuita e de qualidade foram um dos temas discutidos durante a visita. Também foram tratadas as demandas de cursos superiores da região.

Ela foi recebida em reunião pelo diretor Educacional, Georgeneses José Oliveira Ribeiro, representando o superintendente regional de Ensino de Almenara, professor Pacífico Ferraz Souto. O encontro contou ainda com a participação da assessora da SRE, Marineide Marques Rezende Costa, do analista educacional Diego Gomes Monteiro e do coordenador do Campus da Unimontes em Almenara, professor Sérgio Renato Oliveira.

Durante a reunião estivem em discussão a valorização da universidade pública e gratuita e ainda o acompanhamento dos egressos do ensino médio – se estão no ensino superior ou se estão no mercado de trabalho e abandonaram os estudos. Outro aspecto abordado foi se o número de educandários da área de jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Almenara, que conta com 43 estabelecimentos que ofertam o ensino médio em 21 municípios.

Também foram discutidas as demandas de novos cursos para a região de Almenara.  Foi ressaltado que o município conta com demandas referentes aos cursos de Letras/Libras, Educação Especial e Letras Inglês – foi destacada a carência de professores capacitados para atuar nessas áreas. Também foi solicitada a implementação dos cursos de complementação Pedagógica e cursos de especialização Lato Sensu.

Ainda na oportunidade, a professora Jussara Guimarães prestou esclarecimentos sobre  as atividades que vem sendo realizadas pela atual gestão superior da Unimontes, do reitor  Wagner de Paulo Santiago, que visam o  retorno do processo seletivo vestibular próprio da Universidade e do Programa de Avaliação Seriada  para Acesso ao Ensino Superior – PAES, que será ofertado em 2024. As notícias foram bem recebidas pela equipe da SRE de Almenara.

Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas