Gestão busca apoio para o trabalho da Fadenor e analisa pleitos com a SEE/MG para o campus de Januária

A articulação institucional na qual a gestão superior da Unimontes está inserida passa pelo diálogo com o Governo de Minas Gerais e as lideranças regionais, na busca pela melhor qualidade na oferta do ensino superior público e gratuito em cerca de 40% do território do Estado.

Neste sentido, o reitor Antonio Alvimar Souza participou duas reuniões de trabalho na Cidade Administrativa (Belo Horizonte), na tarde desta terça-feira (28/12). No primeiro encontro, com a secretaria adjunta de Educação, Geniana Guimarães Faria, a gestão superior da Unimontes formalizou o pedido de apoio para o trabalho da Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

A entidade é parceira da Universidade na implementação de projetos de pesquisa e na prestação de serviços e, na avaliação do reitor, é preciso buscar suporte em recursos e convênios para a manutenção deste trabalho.

Subsecretária Augusta Fagundes, secretária adjunta Geniana Faria, deputado José Reis e reitor Antonio Alvimar
(Foto: Divulgação)

Outro assunto tratado com a secretária adjunta foi a avaliação de desempenho pessoal do reitor da Unimontes. Na atual gestão do Governo do Estado, é prática dos ocupantes dos cargos superiores mensurar o trabalho dos gestores das autarquias e demais órgãos. Dentre os pontos avaliados está o cumprimento de metas. Em 2020, o reitor foi avaliado pela secretária de Estado de Educação, Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna.

NORTE DE MINAS

No segundo momento na Cidade Administrativa, a secretária adjunta Geniana Faria e o professor Antonio Alvimar se reuniram com a subsecretária de Ensino Superior, Augusta Isabel Fagundes, e com o deputado estadual José Reis. Dentre os temas relacionados, a busca pelas orientações do Estado quanto ao ponto de vista logístico e legal para o incremento das ações da Unimontes em Januária (Norte de Minas).

Há o interesse da comunidade local para que a Universidade amplie sua atuação em Januária, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, com a possibilidade de estender os benefícios também para os 11 municípios vizinhos.

Além da possibilidade de oferta de novas graduações ou mesmo o rodízio de cursos com outras sedes da Unimontes, a dinâmica passa também pela análise conjunta da estrutura de trabalho: recursos humanos, espaços físicos, projetos político-pedagógicos, dentre outros.

Em Januária, está a primeira unidade fora da sede implantada pela Unimontes no Norte de Minas. O campus foi implantado em 1995, logo após o reconhecimento federal da Instituição, e atualmente oferece os cursos de Educação Física, Pedagogia, Letras/Inglês e Letras/Português.

Relacionadas

Editora Unimontes chega aos 26 anos com “trajetória marcante” e de olho no futuro
CineMuseu & Cinema Comentado Cineclube exibe “Por um punhado de dólares” no Museu da Unimontes
Liga Acadêmica de Cirurgia da Unimontes está com inscrições abertas para novos membros
Campus da Unimontes em Salinas adere à campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”
Unimontes promove comemoração oficial dos 60 anos de criação do curso de Letras
Unimontes promove seminário sobre audiovisual e economia criativa