Método ativo de referência na educação musical por décadas, principalmente em países da Europa, a “Rítmica Dalcroze” será tema de um curso introdutórioque a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará nos dias 4 e 5 de junho, no campus-sede. Os trabalhos serão conduzidos pelo professor José Rafael Madureira, doutor em Educação, Linguagem e Arte e professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

A iniciativa é do curso de Artes/Música e integra o projeto do Fórum Norte-mineiro de Educação Musical, com a oferta de 25 vagas para acadêmicos, músicos, instrumentistas, professores e educadores musicais. As inscrições podem ser feitas na sala do próprio departamento de Artes. A taxa única é de R$ 20,00.

Coordenador geral do projeto do Fórum, o professor Marco Neves explica que o curso de Rítmica Dalcroze terá três focos principais: “ritmo musical, corpo e educação” – com ênfase ao sistema criado pelo austríaco Émile Jaques-Dalcroze. “Ele (Dalcroze) foi um artista completo: pianista, compositor, escritor, encenador e pedagogo”, acrescenta o coordenador.

METODOLOGIA E FUNDAMENTOS

“Será uma ótima oportunidade para discutir esta metodologia e os fundamentos artístico-pedagógicos da Rítmica Dalcroze, de modo que possam orientar a prática dos estudantes e profissionais da música em Montes Claros e região”, completa Marco Neves.

José Rafael Madureira atua na formação de profissionais de artes, música, dança, teatro e educação física. Realizou estágios na França (Centro de Estudo de Artes Contemporâneas) e na Itália (Departamento de Música e Espetáculo da Universidade de Bolonha). Foi professor na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e no departamento de Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Unicamp.

Estuda a Estética Aplicada de François Delsarte e a Rítmica de Jaques-Dalcroze, cujos desdobramentos orientam trabalhos sobre a expressão dramática e sobre métodos e técnicas de ensino de dança, teatro e música. É também colaborador do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita (Diamantina).

Curso introdutório de “Rítmica Dalcroze”
Dias 4 e 5 de junho
Local: sala 49-B, prédio 2, campus-sede