São intervenções produzidas num período considerado de desafios e de superação com a pandemia do Novo Coronavírus

Pintura detalhista de Lígia Moregula reproduz as igrejas barrocas de Minas Gerais

Uma exposição coletiva e simultânea, incentivada pelo alcance que o universo virtual proporciona, é a grande atração que o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) oferece ao público em geral neste fim de ano. Trata-se da mostra “Arte Que Celebra a Vida”, que reúne obras de 91 artistas mineiros e de várias partes do Brasil e do exterior, entre telas, esculturas e intervenções em cerâmica, fotografias, pirografias e a chamada arte sustentável, com a utilização de materiais recicláveis.

Francisca de Assis se inspirou nos catopês montes-clarenses

O lançamento será no próximo dia 10 de dezembro, às 17 horas, nas principais redes sociais do Museu: Instagram e Facebook. A curadoria é da artista plástica montes-clarense Ssara Dinizz, com a expografia assinada pela historiadora Karine Dias, que integra a equipe profissional do próprio MRNM. O Museu é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão (PREx).

A curadoria justifica a escolha do tema. “Nesta pandemia, muitos artistas vivenciaram uma série de problemas comuns: além da falta de oportunidade de trabalho, como em exposições e demais eventos, enfrentaram as pressões emocionais pelo isolamento social e, consequentemente, as dificuldades financeiras. A nossa mostra, além de ser um incentivo a todos eles, é uma forma de resgatar estes trabalhos que forçosamente ficaram escondidos”, revela Ssara Diniz.

UNIDOS PELA CAUSA

Cláudia Marinuzzi traz para a mostra peças sacras restauradas (Divulgação)

A artista destaca, ainda, o papel estratégico da Unimontes e da direção do Museu em abraçar a causa sem qualquer ônus aos artistas. “Nos dias atuais, ainda há galerias e outros espaços que, mesmo em eventos virtuais, cobram cachês e muitos destes artistas não tem condições de arcar com estes custos”, completa.

O diretor do MRNM, professor José Roberto Lopes de Sales, destaca ainda o ineditismo nesta mostra, já que 90% dos artistas que integram o coletivo estarão expondo junto ao Museu pela primeira vez.

“Mesmo com os museus fechados à visitação, queremos evidenciar que é possível ter acesso às produções artísticas pelo mundo virtual”, comenta Karine Dias, ao destacar que esta será a exposição com o maior número de expositores simultâneos que o Museu realiza desde a sua fundação.

Uma prévia dos trabalhos pode ser vista no Instagram, criado pelo coletivo independente dos artistas que participam da Exposição: @artequecelebraavida. Nomes históricos do País como Clarice Lispector e Fernando Sabino, além dos icônicos catopês e as igrejas barrocas de Minas Gerais são homenageados.

Lorena Mascarenhas
Fátima Mirandda homenageia Clarice Lispector
Obra de Michel Salazar

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq