Lançado na noite dessa terça-feira (21/8), no Palácio Episcopal de Montes Claros, o livro “História e Memória – Aspectos Sociais Políticos e Religiosos do Catolicismo Mineiro”, organizado pelos padres Franscino Oliveira Silva e Dorival Barreto Júnior. O evento foi organizado pela Arquidiocese de Montes Claros junto à Unimontes e reuniu religiosos, como os arcebispos Dom Geraldo Majela de Castro (Emérito) e Dom José Alberto Moura (Metropolitano), escritores, professores do Núcleo de História Regional da Unimontes e pessoas da comunidade.

A publicação é composta por dez capítulos distribuídos em 169 páginas, com artigos elaborados por padres, religiosos, seminaristas e amigos dos autores – em sua maioria, vinculados ao departamento de História da Unimontes. A obra foi publicada pela Editora Fumarc.

Na abertura do evento, o arcebispo metropolitano dom José Alberto Moura ressaltou a importância de um livro “que narra a história do catolicismo mineiro na perspectiva humana”. Salientou, ainda que “o teor da obra certamente será luz para os povos”. O arcebispo metropolitano ressaltou que “na Bíblia, por exemplo, Deus se mostra para o povo e quer que esse povo construa a história para o bem de todos”, frisou o prelado.

LançamentoJá o chefe do departamento de História da Unimontes, professor Donizete Lima do Nascimento, “enalteceu a inclusão de mais um livro no acervo da Universidade e estimulou os acadêmicos do curso de História a darem continuidade à pesquisa do gênero. Na oportunidade, solicitou à Arquidiocese de Montes Claros a liberação e acesso aos documentos históricos que contribuam diretamente com o desenvolvimento de trabalhos científicos.

Autor de um dos capítulos do livro, intitulado “Dom José Alves Trindade, o Bispo de Montes Claros, e a Igreja no Norte de Minas Gerais”, o padre e professor Antônio Alvimar de Souza, também diretor da Editora Unimontes, disse que a “obra é uma tentativa de se abrir uma perspectiva mais rigorosa sobre o tema”.

Padre DorivalEnfatizou que, a partir do entendimento da tipologia do catolicismo no Norte de Minas – que possui um jeito todo próprio –, “pode-se compreender melhor nosso povo, que vive num sertão rico em religiosidade, cheio de fé e diversas manifestações culturais”.

OS AUTORES

Professor do mestrado em História da Unimontes e sarcedote há 24 anos, padre Franscino Oliveira iniciou a elaboração do livro a partir de experiências que teve como orientador de monografias sobre “a temática História e Religião”. O professor é graduado em Filosofia, História e Teologia, especializado em História do Brasil e Linguística aplicada ao ensino de Português, além de mestre e doutor em História. É vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José (Matriz) e professor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria.

Padre FranscinoDoutor em Teologia Dogmática e mestre em Liturgia, o professor Dorival Júnior é padre há 25 anos. “O objetivo dessa publicação é resgatar o passado da Igreja católica em Montes Claros para entendermos o nosso presente eclesial e construirmos um futuro ainda melhor”. A iniciativa destina-se às “futuras gerações, para que conheçam os fatos e escritos tão importantes para a vida da Igreja montes-clarense”. Ele é pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, além de professor do departamento de Letras da Unimontes e do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria. (com informações da jornalista Valéria Borborema, assessora de comunicação da Catedral Metropolitana de Montes Claros).

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia