A partir de fevereiro, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oferecerá três cursos de Pós-graduação Lato sensu na área da saúde, coordenados pelo departamento de Enfermagem: “Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde”; “Vigilância e Controle de Infecção”; e “Saúde da Família”. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 28 de janeiro e há 35 vagas disponíveis para cada uma das especializações.

O interessado pode se inscrever diretamente no Laboratório Morfofuncional (prédio 6, campus-sede), das 14 às 17 horas. Conforme edital haverá seleção, a partir da apresentação de currículo e artigo, no qual a pessoa apresentará as razões pela escolha do curso. Até o dia 7, será anunciado o resultado do processo seletivo, pelo portal www.unimontes.br. As aulas dos três cursos serão iniciadas até o dia 15/02.

ÁREA POR ÁREA

De acordo com a professora Oneide Veloso Dias, da comissão coordenadora, o curso “Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde” tem como objetivo especializar e aprimorar o conhecimento dos profissionais, em especial os graduados em Ciências Biológicas e cursos afins. Entre os conteúdos relacionados para as aulas estão gestão da qualidade de saúde, de projetos, de logística, em pessoas e gestão em tecnologia de informação.

Já a pós-graduação em “Vigilância e Controle de Infecção” também é dirigida a profissionais das ciências biológicas e da saúde, com ênfase em assuntos relacionados à epidemiologia geral, bioestatística, vigilância em saúde, educação e formação de saúde, políticas e modelos de saúde e controle de infecções.

Por sua vez, o curso de pós-graduação em Saúde da Família permitirá a capacitação e atualização do conhecimento para os profissionais atuarem nos programas de mesmo nome. “Prioriza o planejamento, administração e execução de ações nas áreas de saúde coletiva”, explica a coordenadora Oneide Dias. Além de temas como epidemiologia geral, o curso abordará também as ferramentas das estatísticas em Saúde da Família, dentre outros assuntos.

AULAS E CONTATOS

Cada pós-graduação Lato sensu terá a duração de 11 meses, com aulas em salas do prédio 6, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, sempre às sextas-feiras (das 18h30 às 22h30) e aos sábados (das 8 horas às 18 horas). Outras informações através do telefone (38) 3229-8186, das 14 às 17 horas.