sans-serif” size=”5″> Novo estilo de vida acadêmica prioriza contato com a natureza e sossego

Na imensidão do campus-sede da Unimontes, com mais de 200 mil metros quadrados, localizado numa região nobre de Montes Claros, uma área verde atrai não só a atenção, mas a presença de dezenas de acadêmicos, professores, servidores e visitantes da Universidade. A área de convivência localizada em frente ao prédio da Reitoria, tem se tornado um espaço para leitura, descontração, estudo, socialização e também de reflexão. Afinal, o clima agradável, o contato com o verde e a brisa do fim de tarde convidam os estudantes para um momento de descontração.

No local, acadêmicos de Sistemas de Informação se cruzam com futuros médicos, estudantes de Direito ficam próximos aos estudantes de Enfermagem e, vez ou outra, trocam ideias com alunos de Ciências Sociais…

marcela

O UNINOVIDADES ouviu alguns frequentadores desse ambiente e todos eles destacaram a importância dessa área na Unimontes. No intervalo de uma aula e outra, uma pausa para descansar. Os poucos minutos para um pouco de paz são cronometrados, já que, em instantes, ela tem que correr para a sala para uma aula de marketing.

Marcela Mayara Barbosa Fernandes, do 4º período de Sistemas de Informação, afirma que o espaço é propício, pois consegue focar melhor nos estudos. “Precisamos de mais espaços como este na Unimontes. As áreas de convivência são importantes, pois servem como escape para a rotina que temos de estudo”.

A três passos dali, sem perceber nossa presença, uma estudante esquece do barulho de carros, pessoas conversando e praticando esportes numa das quadras da Universidade e se deleita com “A Hora da Estrela”, de Clarice Linspector, um dos romances mais famosos da escritora. É Núbia Fernandes, acadêmica do 2º período de Ciências Sociais. Basta a biblioteca estar repleta de alunos para ela correr para a área de convivência.

Núbia

“Uso a biblioteca para estudar os livros indicados pelos professores do curso. Os literários merecem uma relação mais intimista e esse ambiente é mais adequado e inspirador”, destaca a estudante, que cobra um cuidado coletivo para preservar a área, como a instalação de novas lixeiras e gramado.

ROTINA ACADÊMICA –  Claudinei Oliveira Caetano, do 5º período de Medicina, é visto na área de convivência pelo menos três vezes por semana. Como o curso de medicina exige estudo quase que em tempo integral, o tempo de sobra ele usa para rever conteúdo.

“O ambiente é fresco e, embora o movimento de pessoas e veículos seja intenso no campus, não atrapalha minha concentração e rotina de estudos. No entanto, penso que tais ambientes deveriam ser mais preservados por todos”, avalia o acadêmico.

Bruna Vasconcelos Dias Barbosa, do 2º período de Enfermagem, considera a área de convivência o lugar de convivência mais legal da Universidade. “Depois do almoço, este é o meu lugar preferido. Além do ar fresco, consigo acessar a internet por meio do wi-fi.

claudinei

Movimento de pessoas e veículos não atrapalha minha concentração e rotina de estudos

NOVOS ESPAÇOS – A Gestão de Campi em parceria com o setor de Arquitetura e Manutenção da Unimontes conservam a beleza dos canteiros e mantêm o clima de bem estar entre estudantes, funcionários e visitantes da universidade, em pelo menos três espaços, localizados entre os prédios 1 e 2, e prédios 2 e 3, além do espaço em frente à Reitoria.

Os espaços são geralmente contemplados por bancos, plantas e árvores frondosas que oferecem sombra em abundância. Conforme o arquiteto da Unimontes, Eduardo Antônio Guimarães, a ideia é manter sempre o ambiente agradável para os acadêmicos.

eduardo

“Existem propostas de novos espaços, como por exemplo, entre os prédios que estão sendo construídos no campus. A principal delas é uma área verde que terá tamanho equivalente a um campo de futebol, o que depende de aprovação e recursos.

A comunidade acadêmica já demonstrou que adora paisagismo, contato com a natureza e lugares alternativos para convivência, além de sossego para estudar. Portanto, quanto mais espaços verdes na Universidade, melhor. 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia