A área da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)  coordenada pela Universidade Estadual de Montes Claros foi ampliada. Neste ano, a Unimontes passou a responder por 143 municípios do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, o que corresponde a 40% do território mineiro. Até 2012, a universidade atendia 86 municípios. As provas da primeira etapa da 9ª edição da Obmep foram aplicadas no último dia 4.

Promovida em nível nacional, a olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática e revelar novos talentos.

A área coordenada pela Unimontes envolve 811 escolas públicas municipais e estaduais, com um total de 300 mil alunos dos níveis fundamental e médio na primeira etapa da olimpíada. As atividades da Obmep no âmbito da Unimontes são coordenadas pelo departamento de Ciências Exatas, sob a orientação do professor Rosivaldo Antonio Gonçalves.

Atualmente, as provas da primeira etapa estão em correção pelas próprias escolas, que deverão enviar a relação dos alunos classificados e as suas respectivas notas para a coordenação central da olimpíada, no Rio de Janeiro. Os classificados serão submetidos aos testes da segunda etapa (14 de setembro), quando a correção das provas na área de abrangência da Unimontes será feita por equipes da universidade. A divulgação do resultado final está previsto para 29 de novembro.

O coordenador Rosivaldo Gonçalves ressalta que, além dos matriculados nas escolas convencionais, participam da olimpíada de matemática alunos da educação de jovens e adultos e outros programas do ensino fundamental e médio. Ele salienta na edição 2013 houve um aumento do número de premiações da Obmep. Em todo País, serão concedidas 6 mil medalhas, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 4.600 medalhas de ouro, além de 46,2 mil certificados de menção honrosa. “Desta forma, crescem significativamente as possibilidades de premiação dos participantes”, comenta.

Melhoria do IDEB

O professor Rosivaldo lembra que a região coordenada pela Universidade Estadual de Montes Claros tem um histórico de crescimento no número de conquistas de medalhas a cada edição da olimpíada. “Um aspecto importante é que as escolas participantes da Obmep conseguem a melhoria da avaliação através do Ideb (Índice de Desempenho da Educação Básica). A constatação é que o ensino da matemática tem sido um fator diferencial na nota do Ideb”, afirma Rosivaldo.

Ele salienta que a Olimpíada Brasileira de Matemática vem se apresentando como uma importante estratégia de estímulo ao ensino da disciplina, ao promover a melhoria da educação nos níveis fundamental e médio. “Na verdade, a Obmep também se revela como um projeto de impacto social, gerando outras propostas para elevar a qualidade do ensino em geral”, conclui o coordenador da Olimpíada no âmbito da Unimontes.