Nesta quarta-feira (6/11), o arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos, visitou a reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ele foi recebido em encontro pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago.

A reunião foi realizada no gabinete do reitor. Na oportunidade, foi discutida a proposta para a construção de um novo espaço para a capelania do Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Unimontes.

O arcebispo esteve acompanhado do cônego Sérgio Silva Rocha, integrante da Pastoral da Saúde e capelão na Capelania do Hospital Universitário Clemente de Faria, pela agente da Pastoral da Saúde Maria dos Reis Ribeiro Dias e pelas técnicas em saúde Tereza Amélia Dias e Paloma Danielle Pereira Gomes Paz, da equipe do HUCF.

O cônego Sérgio Silva Rocha fez um relato sobre a atuação dentro do Hospital Universitário Clemente de Faria e detalhou a proposta de construção de um espaço físico dedicado exclusivamente às atividades da capelania do HUCF.

A importância da capelania foi enaltecida pelo arcebispo dom José Carlos que, neste ano, visitou o Hospital Universitário da Unimontes e conheceu de perto a assistência oferecida pela instituição que, beneficia, sobretudo, a população mais necessitada, com atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O professor Dalton Caldeira Rocha agradeceu ao arcebispo e os participantes do encontro pela visita. Ele fez uma abordagem sobre os serviços prestados pelo Hospital da Unimontes. Lembrou que a unidade oferece um assistência integral à população, abrangendo também a parte espiritual.

O vice-reitor lembrou que a reitoria da Unimontes empreende esforços para a melhoria da gestão do Hospital Universitário, com o objetivo de atender as demandas da população e melhorar o seu funcionamento. Nesse sentido, ressaltou que propostas como a da implantação da capelania do hospital são bem-vindas.

Ficou acertado que a Arquidiocese de Montes Claros vai formalizar o encaminhamento à reitoria da Unimontes da proposta da construção do espaço da capelania no HUCF, que será discutida com a superintendência e diretoria do hospital. “A nossa intenção é fazer todo empenho para viabilizar a proposta da capelania”, assegurou o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária