Foi aprovada pelo Conselho Técnico Científico (CTC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), a proposta de Criação do Mestrado Profissional em Modelagem Computacional e Sistemas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O novo curso iniciará as atividades em agosto de 2014, com o preenchimento de 12 vagas a cada semestre. O edital do processo seletivo será divulgado nos primeiros meses do próximo ano.

Em breve, também entrará em funcionamento o doutorado institucional em Produção Vegetal no Semiárido, cujas atividades serão iniciadas em fevereiro, no Campus da Unimontes de Janaúba. Desta forma, a universidade passará a contar com 11 programas de pós-graduação Stricto sensu, com a oferta de 12 mestrados e dois doutorados próprios recomendados pela Capes.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destaca que a recomendação pela Capes/MEC do mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas é mais uma importante conquista da universidade, que, cada vez mais expande as ações na pós-graduação Stricto sensu. Ele destaca o trabalho realizado pelo departamento de Ciências da Computação (vinculado ao Centro de Ciências Exatas/CCET) e pela equipe responsável pela elaboração da proposta, coordenada pelos professores Alberto Alexandre Assis Miranda e Marcos Flavio Silveira Vasconcelos D`ngelo.

“A aprovação deste programa é de suma importância. A qualificação de recursos em Ciências da Computação dará subsídios para as atividades científicas direcionadas ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores”, considera o reitor. “A geração de conhecimento científico no curso de Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas contribuirá com a geração de novas empresas de cunho tecnológico e com o desenvolvimento socioeconômico regional”, completa.

Multidisciplinar

Conforme explica a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação da Unimontes, professora Juliane Leite Ferreira, modelagem computacional e sistemas compreende uma área de conhecimento multidisciplinar que trata da aplicação de modelos matemáticos e técnicas da computação na análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto às engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, econômicas e ambientais.

O professor Renato Dourado Maia, que é coordenador do núcleo de intercâmbio e cooperação institucional, também participou da elaboração da proposta encaminhada à Capes, destaca que o mestrado tem como objetivo “formar profissionais capacitados para a aplicação de modelos matemáticos e técnicas de computação, considerando uma visão multidisciplinar, na análise e resolução de problemas complexos em diversas áreas, que vão desde a biologia até as engenharias”. Visa também qualificar docentes para o ensino superior.

A proposta foi elaborada por grupo formado por professores de diversos departamentos da universidade, incluindo Ciências da Computação, Ciências Exatas, Geociências e Biologia Geral. O professor Renato Dourado lembra que, pela sua característica interdisciplinar, o curso de mestrado é voltado para profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

“Uma das metas do curso é promover a aproximação entre Unimontes e as empresas e indústrias da região, além de oferecer solução para os diversos problemas enfrentados, especialmente, nas áreas de sistemas. Nesse sentido, o projeto recomendado pela Capes prevê que o Curso do mestrado profissional em Modelagem Computacional será desenvolvido a partir do o estabelecimento de parceria entre a Universidade e as empresas Saga Medição e Vallée S/A, com ações nas áreas de pesquisa, ensino e inovação.