A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) aprovou a criação do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) Profissional em Educação Inclusiva (Profei), em rede com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O programa representa um avanço significativo para a inclusão social em Minas Gerais e no Brasil.

“Com este novo curso, a Unimontes reafirma seu papel como uma instituição de vanguarda na formação de profissionais que farão a diferença na construção de uma educação superior mais inclusiva”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação da universidade, professor Marlon Cristian Toledo Pereira. Ele destaca que a criação do novo curso representa uma das mais importantes conquistas no avanço da qualidade e na consolidação da pós-graduação na Unimontes. “O envolvimento e a competência dos professores envolvidos na proposta proporcionarão muitos ganhos na área de educação inclusiva na nossa região”, enfatiza o pró-reitor.

O Profei enfatiza a importância de uma abordagem inclusiva nas escolas e outras instituições educacionais, preparando seus alunos para enfrentar os desafios da diversidade em sala de aula e promover um ambiente que respeite e valorize as diferenças. O programa oferece uma formação avançada e específica para educadores, gestores e outros profissionais da área, preparando-os para criar e implementar práticas pedagógicas inclusivas que respeitem as diversidades físicas, cognitivas e emocionais dos estudantes. A expectativa é que o novo mestrado trará impactos altamente positivos para a comunidade acadêmica e para a área educacional, beneficiando toda a sociedade.

As atividades terão início no primeiro semestre de 2025. A primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Unimontes deverá iniciar suas atividades nesse período, sob a coordenação da professora Silvana Diamantino, do Departamento de Educação. Serão ofertadas 10 vagas, por meio do Comitê Gestor da Rede coordenada pela Unesp.

O curso atenderá uma ampla gama de profissionais, visando transformar suas práticas e influenciar positivamente as instituições educacionais, desde o ensino básico até o superior, no desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas que promovam a inclusão de estudantes com diferentes necessidades educacionais. A meta é garantir uma educação de qualidade, com o preenchimento de vagas gratuitas, direcionadas preferencialmente aos profissionais que atuam na educação básica.

A proposta do mestrado foi desenvolvida em resposta à crescente demanda por profissionais capacitados para lidar com as complexidades da educação inclusiva, que visa incluir alunos com diferentes necessidades educacionais em ambientes escolares regulares.

O curso de mestrado também busca integrar teoria e prática, proporcionando aos participantes a oportunidade de desenvolver projetos e pesquisas que possam ser aplicados diretamente em suas práticas profissionais.

A coordenadora do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva, professora Silvana Diamantino, destaca a relevância da conquista. “A aprovação do mestrado marca um importante avanço para a Unimontes, reforçando o compromisso da instituição com a formação de professores e com a promoção de uma educação inclusiva de qualidade, celebrando a consolidação da política de acessibilidade no âmbito da Unimontes, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade”, afirma a coordenadora. Ela ressalta, ainda, que a aprovação do mestrado resulta da qualificação do corpo docente da instituição.

Relacionadas

Unimontes realiza cerimônia de colação de grau
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
IPC Moc aponta aumento do custo de vida em outubro e novembro
Unimontes realiza Celebração em Ação de Graças pelo ano de 2024
Evento marca lançamento do projeto piloto CHARGE no HU
Ciranda da Vida comemora 20 anos com banda de música e testemunhos