A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) aprovou a criação do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) Profissional em Educação Inclusiva (Profei), em rede com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O programa representa um avanço significativo para a inclusão social em Minas Gerais e no Brasil.

“Com este novo curso, a Unimontes reafirma seu papel como uma instituição de vanguarda na formação de profissionais que farão a diferença na construção de uma educação superior mais inclusiva”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação da universidade, professor Marlon Cristian Toledo Pereira. Ele destaca que a criação do novo curso representa uma das mais importantes conquistas no avanço da qualidade e na consolidação da pós-graduação na Unimontes. “O envolvimento e a competência dos professores envolvidos na proposta proporcionarão muitos ganhos na área de educação inclusiva na nossa região”, enfatiza o pró-reitor.

O Profei enfatiza a importância de uma abordagem inclusiva nas escolas e outras instituições educacionais, preparando seus alunos para enfrentar os desafios da diversidade em sala de aula e promover um ambiente que respeite e valorize as diferenças. O programa oferece uma formação avançada e específica para educadores, gestores e outros profissionais da área, preparando-os para criar e implementar práticas pedagógicas inclusivas que respeitem as diversidades físicas, cognitivas e emocionais dos estudantes. A expectativa é que o novo mestrado trará impactos altamente positivos para a comunidade acadêmica e para a área educacional, beneficiando toda a sociedade.

As atividades terão início no primeiro semestre de 2025. A primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Unimontes deverá iniciar suas atividades nesse período, sob a coordenação da professora Silvana Diamantino, do Departamento de Educação. Serão ofertadas 10 vagas, por meio do Comitê Gestor da Rede coordenada pela Unesp.

O curso atenderá uma ampla gama de profissionais, visando transformar suas práticas e influenciar positivamente as instituições educacionais, desde o ensino básico até o superior, no desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas que promovam a inclusão de estudantes com diferentes necessidades educacionais. A meta é garantir uma educação de qualidade, com o preenchimento de vagas gratuitas, direcionadas preferencialmente aos profissionais que atuam na educação básica.

A proposta do mestrado foi desenvolvida em resposta à crescente demanda por profissionais capacitados para lidar com as complexidades da educação inclusiva, que visa incluir alunos com diferentes necessidades educacionais em ambientes escolares regulares.

O curso de mestrado também busca integrar teoria e prática, proporcionando aos participantes a oportunidade de desenvolver projetos e pesquisas que possam ser aplicados diretamente em suas práticas profissionais.

A coordenadora do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva, professora Silvana Diamantino, destaca a relevância da conquista. “A aprovação do mestrado marca um importante avanço para a Unimontes, reforçando o compromisso da instituição com a formação de professores e com a promoção de uma educação inclusiva de qualidade, celebrando a consolidação da política de acessibilidade no âmbito da Unimontes, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade”, afirma a coordenadora. Ela ressalta, ainda, que a aprovação do mestrado resulta da qualificação do corpo docente da instituição.

Unimontes sedia Encontro Regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável
Unimontes Abre 46 Vagas para Residência Médica em 2024/2025 pelo Enare
Unimontes implanta setor de gerenciamento de drones e capacita servidores sobre o uso dos equipamentos
Unimontes vai discutir processos de autoavaliação de programa de pós-graduação em no dia 30 de agosto