O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) aprovou a concessão do título de “Doutora Honoris Causa” ao professor José Geraldo de Freitas Drumond, ex-reitor da instituição (período de abril/1988 a dezembro/2002). A proposta foi apresentada pelo reitor e presidente do Consu, professor João dos Reis Canela.

O título de Doutor Honoris Causa é a mais importante distinção concedida pelas universidades em todo o mundo. A honraria será entregue em sessão solene do Conselho Universitário, marcada para o dia 24 de novembro, na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede da Unimontes.

Na proposição apresentada, o reitor João Canela enaltece “a participação primordial, decisiva e inquestionável do professor José Geraldo de Freitas Drumond na transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)”.

O reitor destaca o “inestimável e relevante trabalho” prestado pelo professor José Geraldo Drumond como ex-diretor-geral da FUNM e ex-reitor da Unimontes, ressaltando a sua “memorável trajetória acadêmica como docente dos cursos de Medicina e de Direito e em atividades de pesquisa, constituindo-se em um dos maiores estudiosos sobre o comportamento médico no Brasil”. Enalteceu ainda “o reconhecimento nacional e internacional do seu trabalho em prol da sociedade, da cultura e do ensino superior, especialmente no Norte de Minas e nas demais regiões de abrangência da nossa universidade”.

GESTíO VISIONÁRIA

Ao propor a concessão do título de doutor Honoris Causa ao ex-reitor, o professor João dos Reis Canela apresentou uma explanação de motivos, na qual destaca a trajetória de José Geraldo de Freitas Drumond. “O reconhecimento é uma das formas mais nobres praticadas para que a história não se perca nas páginas do esquecimento, evitando que o vento empurre para o vale da amnésia inconsciente os feitos de seres humanos extraordinários e que merecem ser enaltecidos, como um vigoroso instrumento que se transforme em fonte cristalina da inspiração para as gerações”, observou.

HC JGFD1Ele justificou que a proposta da concessão do título de Doutor Honoris Causa “se baseia, prioritariamente, no conjunto da obra edificada pelo professor José Geraldo de Freitas Drumond ao longo de décadas como educador, gestor, defensor da ética, escritor, médico e pesquisador sobre o comportamento médico no Brasil”.

O reitor salientou que o professor José Geraldo de Freitas Drumond foi um gestor visionário da Universidade Estadual de Montes Claros. “Durante sua gestão, os avanços foram visíveis e imprescindíveis para que fosse possível chegar ao cenário de respeito da Unimontes em nível nacional”, disse.

CURRÍCULO E TRAJETÓRIA

Natural de Barra Longa (região Central do estado), o professor José Geraldo de Freitas Drumond graduou-se em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais no início da década de 1970. Logo em seguida, mudou-se para Montes Claros. Com doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), ele foi professor de Medicina Legal, Ética e Bioética da Unimontes. Atuou ainda como professor do mestrado em Medicina Forense da Universidade de Valência (Espanha).

Entre outras funções, José Geraldo Drumond foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig (2002/2008). Ele também presidiu a Sociedade Iberoamericana de Direito Médico e a Associação Brasileira de Direito Médico e da Saúde (Adimes). O ex-reitor também já teve diversos livros publicados e faz parte do Conselho Editorial da Editora Unimontes.

RECONHECIMENTO E A TRANSFORMAÇÃO DA REGIíO

O professor José Geraldo de Freitas Drumond agradeceu à Reitoria, ao Conselho Universitário e à comunidade acadêmica pela distinção a ele com a concessão do título de Doutor Honoris Causa. “Recebo este reconhecimento com emoção. A Unimontes está ligada umbilicalmente à minha biografia, desde a direção-geral da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior com a missão de transformá-la em universidade nos idos de 1988. Naquela ocasião, lutamos pela transformação da antiga FUNM em universidade e, de maneira extraordinária, além da comunidade universitária, contamos com a solidariedade e o envolvimento de toda sociedade civil”, afirmou.

Ele enalteceu a importância da conquista universitária. “Foi um projeto vitorioso. Mais do que isso: um projeto para um futuro, com reais e profundas mudanças provocadas na região a partir da transformação da FUNM na universidade”.

O professor José Geraldo Drumond destaca que a concessão do título de Doutor Honoris Causa a sua pessoa resgata também a história de luta para a estadualização da antiga FUNM e os obstáculos que tiveram de ser superados. “A outorga deste título não é simplesmente um coroamento, mas um reconhecimento de algo que tomamos como missão. Ao receber esta láurea, vem à nossa cabeça um filme rodando em flash back, que mostra as dificuldades e também as incompreensões que enfrentamos. Houve incompreensões em nível local – pois existiam pessoas que não admitiam o surgimento de uma universidade no Sertão das Gerais, e também na própria esfera da administração pública, pois alguns julgavam que não havia necessidade de uma universidade pública nesta região e que Minas Gerais já tinha muitas instituições públicas de ensino superior”, salienta.

O ex-reitor enfatiza que a universidade pública foi um marco divisor no desenvolvimento do Norte de Minas, mudando o perfil socioeconômico da região. “A região tinha a economia baseada no gado, na terra e na indústria, mas faltava o essencial, que é a educação do homem. Sem a educação do homem, o desenvolvimento não chega. Este quadro foi mudado com a criação da universidade”, afirma o professor José Geraldo Drumond.