A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) amplia as suas ações na área de ensino e oferecerá também o curso de Engenharia Civil. O projeto político-pedagógico do curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex). Vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), a nova graduação será oferecida no campus-sede, em Montes Claros.

O início das atividades do curso de Engenharia Civil ainda não foi definido, o que dependerá do andamento dos trabalhos para a formação do corpo docente e da montagem da infraestrutura necessária. “Mas a nossa meta agora é empreender todos os esforços para agilizar a entrada em funcionamento do novo curso, vai ao encontro das demandas da comunidade e ao desenvolvimento das regiões onde a Unimontes está inserida”, afirma o reitor João dos Reis Canela.

Conforme a proposta aprovada pelo Cepex, o curso de Engenharia Civil terá duração de cinco anos. Serão preenchidas 60 vagas anuais – 30 em cada semestre. O grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto político-pedagógico foi constituído pelos professores Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, Rosivaldo Antonio Gonçalves e Narciso Ferreira Santos Neto.

DEMANDA REGIONAL

“A criação do curso de Engenharia Civil atende a uma demanda regional de muito tempo. Com a proposta de implantação desse curso, a Unimontes investe na inovação tecnológica e se insere cada vez mais no processo de desenvolvimento do Norte de Minas, que vive um novo momento econômico devido à descoberta de jazidas de gás natural e à exploração do minério de ferro”, assegura o reitor João Canela. “A implantação do novo curso atenderá os anseios tanto da comunidade interna como da comunidade externa”, acrescenta o reitor.

De acordo com o projeto político-pedagógico, “a estrutura curricular do curso de Engenharia Civil segue os eixos de uma formação básica, profissional e humanística, com enfoque na formação de um profissional com conhecimentos ligados fundamentalmente ao planejamento, projeto, execução, manutenção e avaliação dos sistemas construtivos, com ênfase em novas tecnologias de construção”. O objetivo será a capacitação de profissionais preparados para “atuar na problemática urbana, buscando alternativas de projeto e construção, viabilizando soluções mais dinâmicas, econômicas e socialmente eficazes”.

O diretor do CCET, Victor Martins Maia, destaca que a criação do curso de Engenharia Civil surgiu da demanda de profissionais da área na região. “O Norte de Minas está recebendo obras de construção, estimuladas pelos novos investimentos. A região também passou a necessitar de profissionais da engenharia mais qualificados. Por isso, vamos oferecer um curso focado na excelência”, observa Vitor Martins.

PERFIL DO CURSO

O professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira explica que o curso de Engenharia Civil da Unimontes dará ênfase ao desenvolvimento tecnológico, “adequado para as regiões onde a universidade está inserida, com enfoque ao saneamento ambiental. O currículo do novo curso da Unimontes também formará engenheiros capacitados para cuidar da infraestrutura de transportes e melhoria do trânsito. “Hoje, um dos grandes problemas das cidades é as dificuldades de funcionamento do trânsito. Temos que formar profissionais preparados para implantar modelos que venham amenizar essa situação”, salienta Guilherme Guimarães.