Reunião técnica de apresentação do projeto foi realizada nessa quarta-feira

Montes Claros terá um grande evento, com espetáculos ligados às diversas manifestações culturais em diferentes espaços. Trata-se do projeto “Cidade da Cultura”, que será desenvolvido a partir de uma articulação entre os agentes culturais, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e outros parceiros. A meta é promover uma série de atividades com acesso gratuito, a partir de abril de 2020.

A proposta foi discutida em reunião entre o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e agentes culturais, realizada na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria), quarta-feira (18/9). O projeto “Cidade da Cultura” foi apresentado pelo seu coordenador, o produtor cultural Bruno Rocha. Estiveram presentes representantes de diferentes manifestações artísticas: música, teatro, artes plásticas e cinema.

Ainda pela Unimontes participaram o pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros; o coordenador de Extensão Cultural, professor Igor Coimbra Rocha; o coordenador do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), professor José Roberto Lopes; a coordenadora do curso de Artes/Teatro, professora Solange Sarmento; e docentes dos cursos de Música, Teatro e Artes Visuais e da Pró-Reitoria de Extensão.

O reitor destacou que a Unimontes busca maior interação com a comunidade ao seu redor, no atendimento às demandas da sociedade em todas as áreas, indistintamente. “Este é um momento importante no sentido de trazer as pessoas para dentro da universidade e ouvir suas demandas. A Universidade precisa estar aberta a isto”, pontuou.

Unimontes concentrará a temática “Conferência” com eventos no campus-sede
(Fotos: Ascom Unimontes)

“Precisamos trabalhar pelo crescimento da nossa região. A cultura, a educação e o saber devem estar acima das ideologias políticas. Necessitamos orientar nossas ações com perspectivas antropológicas e éticas, que, de fato, contribuem com o desenvolvimento da nossa região”, enfatizou o professor Alvimar.

Ao abordar a necessidade de ampliação do trabalho da instituição superior junto à sociedade, ele salientou: “a universidade precisa chegar a todos os espaços aonde não chegou até hoje. É preciso facilitar o acesso das pessoas aos espetáculos culturais de qualidade”.

O QUE É O PROJETO CIDADE DA CULTURA

Ao apresentar o projeto “Cidade da Cultura”, o produtor cultural Bruno Rocha ressaltou que a Unimontes foi escolhida como ponto de referência da proposta devido ao seu papel no desenvolvimento socioeconômico e cultural da região onde atua.

Ele disse que foram escolhidos para as apresentações os seguintes espaços: o Corredor Cultural, o Museu Regional, o Centro Cultural e o Largo da Praça da Matriz (espaço “Georgino Júnior”), em frente ao Solar dos Sertões/Solar dos Oliveira.

Destacou que o projeto da “Cidade da Cultura” também se estenderá à Vila Mauriceia (no fundo do campus-sede). Durante a reunião, foi sugerido o aproveitamento também de espaços do Campus da Unimontes, incluindo quadras, auditórios, áreas de estacionamento e de conveniência e o Teatro Universitário Reitor José Geraldo Drumond – em fase de acabamento.

O produtor cultural explicou que foram criados seis eixos temáticos: dança, música, artes plásticas, teatro, cinema e conferência. Para cada eixo foi designado como coordenador um artista ou profissional da respectiva área. O “eixo” conferência ficou sob responsabilidade da Unimontes na promoção de debates sobre as atividades culturais, com a participação de conferencistas renomados.

Ainda dentro do projeto, foi estabelecido um cronograma de atividades. Nos meses de outubro e novembro de 2019 deverão ser discutidas questões relacionadas ao planejamento, orçamento e gestão. Entre dezembro e janeiro serão adotadas as providências relativas à articulação, divulgação e logística. Para fevereiro e março, detalhes sobre montagem dos espetáculos, cenografia e produção. Em abril de 2020 vão acontecer os shows musicais, espetáculos de dança, peças teatrais, exposição itinerante de artes plásticas e festival de grafiteiros, entre outras atividades.

Bruno Rocha informou que foram feitos contatos com nomes conhecidos da cultura nacional que poderão contribuir como articuladores do Projeto “Cidade da Cultura”, entre os compositores Lenine e Chico César, a cantora Mariana Aydar, o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira (atual secretário de Cultura de Belo Horizonte) e o poeta Sérgio Vaz.

TAGS:Gestão

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes