A divulgação dos resultados alcançados em trabalhos científicos, culminando com a participação em eventos nacionais, tem sido um dos principais destaques nas ações realizadas no subprojeto Artes/Música no âmbito do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual de Montes Claros – PIBID/Unimontes. Neste ano, em duas oportunidades, os acadêmicos coordenados pelo professor Waldir Pereira da Silva participaram de promoções com ênfase à educação musical.
No XV Encontro da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), por exemplo, realizado ao final de maio na cidade de Montenegro (RS), os alunos Pedro Vinícius Santos e Maria Teresa de Souza Neves apresentaram dois trabalhos sobre experiências junto aos estudantes da Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, no bairro São João, em Montes Claros.
OFICINAS
O projeto-piloto naquele educandário consiste em oficinas de iniciação musical para uma turma formada por adolescentes entre 12 e 15 anos. As aulas são individualizadas tendo em vista que cada estudante beneficiado possui um perfil musical diferenciado. O trabalho passa pela percepção até o contato com o instrumento. As oficinas já atenderam 13 jovens. A bolsista Karen Luane Nascimento também fez parte dos trabalhos apresentados em Montenegro.
“Os eventos científicos são como fonte essencial na busca de novos conhecimentos”, observa Maria Teresa de Souza, ao destacar a oportunidade de levar a outras partes do País os resultados obtidos em projetos desenvolvidos ainda em sua formação acadêmica. Por sua vez, o estudante Pedro Vinicius, diante da boa repercussão que o seu projeto teve no evento no Rio Grande do Sul, se diz “mais entusiasmado para produzir novas pesquisas na área musical”.
UNISINOS – Ainda em março último, com base nesta mesma experiência, os bolsistas do Subprojeto de Artes/Música participaram do I Encontro Nacional do PIBID da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS).
Na oportunidade, foram apresentados dois trabalhos elaborados pelas acadêmicas Aline Cléia dos Reis Teixeira, Débora Miriam Souza Gomes, Karen Luane Nascimento, Maria Teresa de Souza Neves e Mariane Rodrigues Silva, além do aluno Luís Henrique Silva. Os pibidianos atuam junto aos alunos da Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro desde o segundo semestre de 2011.