As realizações da Universidade Estadual de Montes Claros no exercício de 2011 foram apresentadas em evento institucional na manhã desta quinta-feira (15), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede). A comunidade acadêmica teve acesso ao Relatório de Atividades 2011, apresentado pelo reitor João dos Reis Canela, com a participação da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, do ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida (2002/2010), pró-reitores, coordenadores, diretores, chefias, gerentes e representantes da comunidade acadêmica e do Hospital Universitário Clemente de Faria.
“Esse relatório contempla o trabalho de toda a universidade e foi elaborado de forma muito organizada e objetiva, sendo um documento indispensável para o dia a dia da comunidade acadêmica da Unimontes. São números extremamente verdadeiros e transparentes”, afirmou o professor João Canela, durante a abertura dos trabalhos.
Segundo o reitor, que enalteceu o apoio permanente do Governo de Minas na gestão da Unimontes, “a concepção de universidade é construída a cada momento. Estamos cientes de que há necessidade de aperfeiçoamento em nossas ações, com a aproximação de todos os segmentos e participação mais direta dos professores, alunos e servidores para usufruirmos muito mais das potencialidades da instituição”. Ele convidou os pró-reitores e diretores para breves abordagens sobre os números do relatório.
Para a vice-reitora Maria Ivete de Almeida, 2011 foi um ano de grandes conquistas, mas também de ajustes na Universidade. “Continuamos cientes de nossas responsabilidades e não vamos medir esforços para cumprir as metas numa gestão marcada pela ética, compromisso e trabalho”, assegurou.
O ex-reitor Paulo César de Almeida, gestor da Unimontes no período de dezembro de 2002 a dezembro de 2010, fez uma saudação à atual gestão pelas conquistas alcançadas em seu primeiro ano de trabalho e disse ser “um soldado a serviço da instituição. 0s obstáculos não deixarão de acontecer e será preciso muita luta e disposição para continuar a caminhada iniciada em 1962, hoje com consequências bastante positivas”, observou o ex-reitor, ao destacar o ano em que a Universidade foi criada.
DESTAQUES
Em 2011, a Universidade Estadual de Montes Claros registrou 11.715 alunos matriculados em 164 cursos (graduação, a distância, técnico-profissionalizante e pós-graduação Lato e Stricto sensu), com conquistas importantes nas avaliações oficiais do Ministério da Educação (MEC). No Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), dos sete cursos avaliados, cinco alcançaram conceitos máximos. Na avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE), de 16 cursos, 13 tiveram conceitos “A” e três receberam nota “B”. O curso de Direito recebeu pela quarta vez seguida o Selo “OAB recomenda” de excelência de ensino. Foram preenchidas 359 bolsas de incentivo à docência, através do PIBID/MEC. Somente na educação a distância, foram 5.625 alunos nos polos de 23 municípios, com a formação de 1,2 mil novos profissionais.
Na capacitação docente, a Unimontes alcançou o percentual de 47,32% de professores como mestres e doutores, enquanto outros 18% estão cursando mestrado ou doutorado. Ainda no ano passado, foram oferecidos 42 cursos de pós-graduação com o início das atividades do primeiro doutorado da história da instituição em Ciências da Saúde e do mestrado em Biotecnologia, além da continuidade dos outros 8 mestrados próprios.
A Universidade fechou o ano de 2011 com 451 projetos de pesquisa em andamento e 43 grupos homologados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de 160 linhas de pesquisa e 359 bolsistas de iniciação científica. Nas áreas de pesquisa e pós-graduação, os investimentos atingiram a marca de R$ 11.334.699,45.
Os 94 projetos e programas de extensão da Unimontes, com ênfase às áreas de saúde, educação, direito, cidadania e esporte/lazer, atenderam 405.631 pessoas em 2011, total que representa, por exemplo, quase que a população de Montes Claros, quinta maior cidade de Minas Gerais em número de habitantes.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Grandes realizações da comunidade acadêmica também foram alcançadas no primeiro ano de gestão do reitorado João Canela/Maria Ivete, com destaque para a conclusão do prédio do Restaurante Universitário com quase 1,1 mil m² de área, construção do laboratório no campus de Janaúba e a finalização da obra do anexo da reitoria, dentre outros projetos. O sistema de bibliotecas fechou o ano com 330 mil atendimentos para seu acervo de 118.747 exemplares. Na área de Tecnologia da Informação, destaque para os investimentos de cerca de R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos e aplicação de serviços como o novo portal eletrônico e novo webmail.
Referência no atendimento genuinamente público e gratuito para uma população de praticamente todo o Norte de Minas, o Hospital Universitário Clemente de Faria com sua equipe multiprofissional realizou 493.741 procedimentos médico-ambulatoriais em 2011, incluindo os atendimentos efetuados pelo Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN) e o Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira. No ano passado, o HUCF passou a contar com duas novas diretorias: Enfermagem e Desenvolvimento Acadêmico.
Confira Galeria de fotos