Com o atendimento de 2.540 pessoas, foi realizada no período de 8 a 14 de janeiro, em Berizal (extremo Norte de Minas), a primeira edição do projeto Unimontes Solidária em 2018 – Unisol. As atividades extensionistas foram desenvolvidas por alunos voluntários da Universidade Estadual de Montes Claros, a partir das demandadas apresentadas pela comunidade, com foco nas áreas de saúde, esporte, lazer e cidadania.
Ação da Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), o projeto Unimontes Solidária completou 15 anos de atividades em 2017. Para celebrar esse marco, foi estabelecido um cronograma de atendimento a 20 cidades da área de abrangência da Universidade – inscritas e selecionadas previamente.
Entre fevereiro do ano passado e a primeira quinzena deste mês – inclusive Berizal – já foram registrados 34.684 atendimentos em 12 municípios do Norte e Noroeste de Minas e do Vale do Jequitinhonha, com o envolvimento de 420 acadêmicos de praticamente todos os cursos de graduação da Unimontes. Até dezembro, serão beneficiadas mais nove cidades, com atividades nos períodos de recesso letivo.
A próxima parada da “caravana” do Unisol será em Capitão Enéas (Norte de Minas), distante 63 quilômetros de Montes Claros, de 25 a 28 de janeiro. Está prevista a participação de 35 acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Pedagogia, Letras Inglês, Artes Visuais, Educação Física, Ciências Biológicas e História.
EM BERIZAL
O projeto foi desenvolvido em Berizal (Região do Alto Rio Pardo, perto de Taiobeiras), durante uma semana, na área urbana e nos distritos e comunidades rurais, como Barreiro e Vila São João. As ações demandadas pelos próprios habitantes foram estas: prevenção ao câncer de mama, exame de prevenção ao câncer do colo do útero, cuidados preventivos em relação ao Diabetes e a problemas bucais.
Outras atrações foram o projeto “Cinema na Praça” e apresentações artísticas na “Noite Cultural”, além das palestras educativas sobre o combate à dengue e revitalização do Rio Pardo e um abraço solidário à barragem de Berizal, cujas obras foram interrompidas, com risco de comprometimento ao abastecimento de água. Para o público infantil, um dos destaques foi a Colônia de Férias como incentivo às práticas esportivas e ao lazer.
Já os servidores municipais participaram de capacitação em temas como Primeiros Socorros e Saúde Bucal e de palestra sobre educação sexual e gêneros. Outro registro importante foi o projeto “Saúde em Casa”, com a visita de acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina a pacientes acamados, como forma de incentivar a assistência domiciliar na rede municipal de saúde.