Foi realizada nesta segunda-feira (25/03), em momento marcado por emoção, a solenidade comemorativa dos 23 anos de existência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) completados no último dia 12 de março. Na oportunidade, foi destacada a contribuição da entidade com o crescimento da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sendo enaltecido o incremento dos investimentos, em busca do fortalecimento da fundação.

A cerimônia aconteceu no auditório do prédio da Fadenor, no campus-sede, com a participação de diretores, conselheiros e funcionários da fundação, do reitor professor Antonio Alvimar Souza, e integrantes da gestão superior da universidade, além de convidados. Na oportunidade, foram prestadas várias homenagens em reconhecimento aos benfeitores da instituição. IMG 0180

Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, a Fadenor atua como instrumento de desenvolvimento de atividades técnico-científicas e apoia a Unimontes na execução de atividades científicas e tecnológicas, no aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão, na realização de processos seletivos e em outros serviços. Atua também em parceria com outras entidades, oferecendo serviços, como cursos, à comunidade.

O reitor Antonio Alvimar ressaltou a importância da atuação para o crescimento da Unimontes. “Ao longo dos seus 23 anos de existência, a Fadenor contribuiu com a Unimontes, trazendo riqueza à instituição”, comemorou o reitor. “A Fadenor é imprescindível para a produção de riqueza e bem-estar dos professores. Também imprescindível para o patrimônio da Universidade”. Lembrou também da parceria com as prefeituras dos municípios do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, onde a instituição já realizou inúmeros cursos, colaborando com a melhoria da educação e das condições de vida.

“Agora, estamos no momento de retomar os novos rumos de crescimento da Fadenor e de buscar mais investimentos por parte da fundação. Precisamos nos irmanar em propostas positivas”, concluiu o reitor, lembrando que a Fundação passou por momentos difíceis, que estão superados.

HOMENAGENS

title

Para marcar a celebração dos 23 anos, foram prestadas homenagens aos benfeitores da fundação. O primeiro homenageado foi o ex-diretor técnico, Osmando Braga que se aposentou e lembrou do esforço e dedicação no exercício da função. Na sequência, foi prestada homenagem ao diretor Técnico e Financeiro e de Relações Institucionais, Abílio Carnielli, que se emocionou ao falar da sua história de vida e da sua trajetória profissional.

Ainda foram homenageados o presidente do Conselho Curador da Fadenor, professor Antônio Dimas Cardoso,  e o diretor técnico da fundação, professor Roney Versiane Sindeaux. Eles também destacaram a importância do trabalho da Fadenor no apoio à Unimontes e das ações em busca do fortalecimento da fundação por meio de parcerias com outras instituições.