Com recursos da ordem de R$ 53 mil, a Universidade Estadual de Montes Claros está investindo em serviços e equipamentos para a melhoria do abastecimento de água potável nos prédios do campus-sede, o que inclui, ainda, o monitoramento da qualidade da água disponibilizada. Os trabalhos são coordenados pela Diretoria de Gestão do Campus, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças.

As medidas incluem a aquisição de 50 bebedouros para substituição integral dos equipamentos antigos, além de ampliação do número de locais atendidos. O investimento nestes equipamentos chega a R$ 38 mil.

Estão sendo adquiridas, também, novas bombas dosadoras de clorificação para a modernização do sistema de tratamento da água, além da substituição e reforma das bombas submersas dos poços artesianos que atendem aos prédios 1, 2, 3 e 6. Atualmente, o tratamento nesses poços é feito de forma manual uma vez por semana, com análise periódica da qualidade da água realizada pelo engenheiro químico Carlos Antônio Primo Filho, do Laboratório de Análise de Água e Efluentes (LAAE).

PARCERIA

As novas ações para a melhoria no abastecimento de água no campus-sede contará também com um trabalho de cooperação entre a Universidade e o Governo de Minas.

A Unimontes e a Copasa trabalharão juntas para o monitoramento semanal da qualidade da água e realização de estudos para redimensionar o abastecimento nos prédios da chamada “parte alta” do campus-sede. A proposta contempla, ainda, a formação de uma equipe técnica permanente para dar suporte a esse trabalho.

“A Universidade reconhece as demandas nesse sentido que são apresentadas pela comunidade acadêmica e está agilizando todas as medidas necessárias para a melhoria do abastecimento de água potável nas unidades do campus-sede”, observa o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Juventino Ruas de Abreu Júnior.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia