Foi aberto na noite dessa quinta-feira (22/11), em Paracatu (Noroeste do Estado), o Encontro Nacional dos Estudantes de Agronegócio (Enagro). O evento prossegue até sábado, com a participação de alunos de diversas universidades e faculdades brasileiras, além dos acadêmicos do curso de Gestão em Tecnologia em Agronegócio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Além de palestras e apresentação de trabalhos científicos, na programação constam visitas técnicas a uma destilaria de álcool e uma fazenda da região.

O evento tem como objetivo difundir os principais temas trabalhados pelos professores e estudantes e promover espaço de discussão e ampliação do conhecimento técnico-científico dos acadêmicos e profissionais. A solenidade de abertura foi presidida pelo vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, juntamente com o presidente da Comissão Nacional de Profissionais e Estudantes de Gestão do Agronegócio, Alberto Santos.

Na oportunidade, o professor Antonio Alvimar Souza destacou a importância do encontro para a discussão dos problemas que envolvem o agronegócio. “Este é um momento de reflexão, de troca de experiências e, ao mesmo tempo, de tomarmos consciência dos grandes problemas que afligem o setor”, disse.

O vice-reitor ressaltou que o agronegócio precisa de uma visão positiva. “Mas, falta também uma visão mais crítica. Precisamos buscar um ponto de consenso. Temos que discutir o agronegócio no Brasil com a integração do desenvolvimento e da sustentabilidade”. Ele salientou que existem divergências que precisam ser superadas. “Sabemos que não dá para ganhar dinheiro a qualquer custo. A natureza precisa ser preservada. Temos que garantir o bem-estar das pessoas, para que possam viver de forma harmônica com a preservação do planeta”, enfatizou Antonio Alvimar.

O coordenador do curso de Gestão em Tecnologia do Agronegócio da Unimontes em Paracatu, professor Luiz Henrique Arimura Figueiredo, enalteceu a importância do evento para os discentes do curso. “Este encontro é uma grande oportunidade para os alunos. O nosso curso passa se integrar com outras graduações de Tecnologia do Brasil inteiro”, enfatizou o coordenador. Ele destacou também a relevância do encontro para a divulgação do curso de Tecnologia em Agronegócio junto à sociedade e para a ampliação do mercado de trabalho para os futuros profissionais.

Na mesma linha, o presidente da Comissão Nacional de Profissionais e Estudantes de Gestão do Agronegócio, Alberto Santos, afirmou que o evento proporciona a integração e articulação entre os alunos dos cursos de Gestão do Agronegócio de diferentes instituições de ensino, ampliando as perspectivas do mercado profissional. “Esse encontro é uma janela de oportunidades para que os futuros profissionais possam atualizar conhecimentos dentro de uma proposta de desenvolvimento e melhoria do mercado profissional”, observou Alberto Santos.