A ampliação das parcerias e de programas de intercâmbio com as universidades portuguesas foi discutida nesta quinta-feira (23/6), no campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A instituição recebeu a visita da cônsul de Portugal em Minas Gerais, Joana Nunes Pinto Caliço, acompanhada do presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais –, Fernando Meira Ribeiro Dias. Também participou da visita o cônsul honorário de Portugal em Montes Claros, Alexandre Pires Ramos, governador eleito do Rotary Clube (Distrito 4760).

A comitiva foi recebida pelo reitor João dos Reis Canela, pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza e integrantes da gestão superior em reunião na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). Os visitantes conheceram a estrutura de funcionamento da Unimontes e falaram sobre as alternativas para o incremento das relações com as instituições portuguesas. Também foram discutidas as oportunidades de negócios para empresas do Norte de Minas no país lusitano.

O reitor João Canela destacou que a Unimontes já firmou convênios de cooperação técnico-científica e programas de intercâmbio com várias universidades portuguesas e que a perspectiva é de ampliar as parcerias. “Estou muito grato por receber esta visita. Com certeza, este é um momento de fortalecimento da nossa universidade”, assegurou.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Hercílio Martelli Júnior, salientou que a Unimontes já mantém parcerias com pelo menos seis universidades portuguesas. Ele sugeriu a ampliação das ações conjuntas com as instituições lusitanas, com a assinatura de termos de cooperação também com a participação de órgãos de fomento à pesquisa e ao conhecimento científico como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Joana consulNa mesma linha, o pró-reitor adjunto de Pesquisa, professor Dimas Cardoso, enfatizou que as parcerias com as universidades portuguesas possibilitam à Unimontes a ampliação das ações na pesquisa e nos programas de pós-graduação Stricto sensu da instituição. Como exemplo de bons resultados, citou a cooperação firmada entre a Unimontes e a Universidade Nova Lisboa, no âmbito do Programa de mestrado/doutorado em Desenvolvimento Social. A pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria Carvalho Guimarães, acrescentou que cursou pós doutorado em Sociologia da Infância na Universidade do Minho, em Portugal, durante um ano, e testemunhou os avanços das instituições de ensino superior daquele país.

IMPRESSíO

A cônsul Joana Nunes Pinto Caliço disse que ficou muito bem impressionada por conhecer a estrutura da Unimontes. “Fico muito feliz por saber que esta universidade tem quase 12 mil alunos”, afirmou a representante de Portugal em Minas Gerais, destacando a sua disposição de contribuir para a formalização de novas parcerias entre a Unimontes e instituições de ensino e de pesquisa do seu país. “O nosso Consulado sempre pode ajudar e está à disposição, com o objetivo de contribuir e construir pontes entre as universidades do Brasil e de Portugal”, assegurou.

O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, Fernando Meira Ribeiro Dias, afirmou que desenvolve um trabalho no sentido de aumentar as relações comerciais entre o Brasil e Portugal, “a porta de entrada para a União Européia, maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo”. Desta forma, disse, “são abertas novas oportunidades de negócios para os empresários mineiros, contemplando também empresas do Norte de Minas”.