Com o objetivo de angariar recursos para ampliar as ações sociais, principalmente na compra dos materiais que distribui diariamente aos pacientes mais carentes que utilizam o Hospital Universitário Clemente de Faria, a Associação das Amigas Voluntárias do HU (Avahu) realiza neste mês, seu tradicional “Bazar Solidário”. O evento acontecerá nos dias 28 e 29/03, de 8 às 18 horas, em tendas que serão instaladas em espaço frontal ao hospital para a venda de roupas, sapatos e bijuterias.

Para que o bazar aconteça, a entidade conta com a participação e colaboração da comunidade acadêmica e do público em geral. Quem pode fazer doações deve procurar a sede da associação. “Esperamos contar com o apoio de todos. Nossa intenção é de minorar o sofrimento das pessoas com problemas de saúde, tornando mais amena a passagem pelo Hospital Universitário”, disse a presidente da entidade, Maria Darlene Machado. A equipe do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é parceira da iniciativa.

TRABALHO PERMANENTE

A Associação das Amigas Voluntárias do Hospital Universitário Clemente de Faria é integrada por 55 mulheres da comunidade que decidiram se unir no auxílio aos pacientes de baixa renda. Além da distribuição gratuita de materiais e artigos de higiene pessoal, que acontece todos os dias, a Avahu desenvolve uma série de atividades que reforçam a humanização e assistência às pessoas mais necessitadas.

Uma delas está no fornecimento de lanche àqueles que aguardam atendimento. “Muitos vêm de fora ou mesmo são de bairros distantes da cidade e não têm o que comer enquanto aguardam atendimento”, completa Darlene. Também são desenvolvidas iniciativas para a melhoria das condições das clínicas médicas, como a aquisição de equipamentos – cadeiras reclináveis para acompanhantes de internos, tendas, televisores, dentre outros.

Somente em 2011, o HUCF, único genuinamente público e com atendimento 100% via SUS, registrou 493,7 mil serviços médico-ambulatoriais inclusive de pacientes de outras cidades do Norte de Minas e até do Sul da Bahia.

A Avahu funciona no próprio Hospital Universitário (avenida Cula Mangabeira, 562, bairro Santo Expedito). O telefone é 3224-8289. Os interessados podem doar roupas, sapatos e bijuterias de qualquer tamanho e modelo (mas em bom estado de conservação). Outro ponto de coleta funciona na Loja Container (avenida Deputado Esteves Rodrigues, em frente ao SENAC), que é parceira da campanha.

SERVIÇO

“Bazar Solidário” da Associação das Amigas Voluntárias do Hospital Universitário Clemente de Faria

Dias 28 e 29 de março (horário integral)

Até o dia 27, campanha de doação de roupas, calçados e bijuterias

Contatos: AVAHU – 3229-8289 e Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) – 3229-8228

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia