Acadêmicos e professores da Universidade Estadual de Montes Claros passam a contar com mais uma ferramenta on-line de estudos científicos. A Unimontes firmou convênio com o Ministério da Saúde e com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) para disponibilizar o “Portal Saúde Baseada em Evidências”. São treze bases de dados com estudos e pesquisas científicas produzidas no Brasil e no exterior. O número de títulos chega a 1 mil em cada uma dessas bases e o acesso ao portal é gratuito.

O Portal Saúde Baseada em Evidências fornece de maneira rápida os periódicos científicos por meio de publicações atuais e sistematicamente revisadas. As informações, providas de evidências científicas, são utilizadas para apoiar a prática clínica, como também a tomada de decisão para a gestão em saúde e qualificação do cuidado, auxiliando assim os profissionais da saúde. Os conteúdos também estão disponíveis para os profissionais de saúde vinculados ao respectivo Conselho Profissional.

O banco de dados dos alunos regularmente matriculados nos cursos contemplados já foi criado no “Portal Saúde Baseada em Evidências”. Na primeira etapa serão atendidos os alunos dos cursos de graduação em Ciências da Saúde (Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia), alunos das áreas afins (Serviço Social) e dos mestrados em Ciências da Saúde, Desenvolvimento Social, Biotecnologia e Ciências Biológicas, além do doutorado em Ciências da Saúde.

No âmbito da Unimontes, 2.501 acadêmicos dos cursos de Montes Claros (campus-sede e Hospital Universitário Clemente de Faria), Januária e Unaí podem acessar e cadastrar gratuitamente. O serviço contará com o suporte técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Secretaria Geral na disponibilização de dados dos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos contemplados.

COMO FAZER O CADASTRO

Para ter acesso aos periódicos do portal, o profissional deve acessar o site http://periodicos.saude.gov.br e clicar no menu ”.Mais informações sobre o cadastro podem ser consultadas na Biblioteca Central da Unimontes pelos telefones (38) 3229-8212/8210.

TAGS:DTI