A produção acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros, a partir de iniciativas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), faz parte das atividades especiais no município para esta quinta-feira (22/3), em comemoração ao Dia Mundial da Água. Um grupo de 50 acadêmicos dos subprojetos de Geografia e Ciências Biológicas levará ao público em geral, especialmente para alunos do ensino fundamental e médio, um roteiro com oficinas, mostra de fotos e vídeos e exposição de banners de produções científicas sobre degradação e preservação ambiental.
O material é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos subprojetos do Pibid/Unimontes em escolas de Educação Básica parceiras da Universidade: Antônio Canela, Eloy Pereira, Américo Martins e Francisco Tofani – entre outras.
O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tem a Unimontes como uma das parceiras, ao lado da Emater, Codevasf, Copasa, Instituto Grande Sertão, UFMG, IEF, Bombeiros, Polícia Militar, FI-MOC e Ovive. O tema para este ano é “Soluções Naturais para a Água”, com destaque para uma ação coletiva de diversos órgãos públicos, ONGs e empresas na Praça Doutor Chaves (Matriz), de 8 às 17 horas.
No âmbito da Unimontes, os trabalhos serão orientados pelos professores Cássio Alexandre Silva, Carmen Cássia Veloso, Iara Maria Silveira e Romana Leite (Geografia) e Maria Alice Diniz e Guilherme Araújo Lacerda (Biologia), com acompanhamento da coordenação institucional do PIBID.
O PIBID incrementa a formação acadêmica, pois é desenvolvido a partir da atuação dos bolsistas nas escolas públicas, como grande incentivo à melhor formação de alunos de Licenciatura e aproximação com o ambiente de trabalho da futura profissão.
Os pibidianos da Unimontes também colaboraram em outra ação pelo Dia Mundial da Água, realizada nessa terça-feira, no suporte das ações lúdicas associadas à educação ambiental em escolas municipais Dú Narciso, Afonso Salgado e Eunice Carneiro. Ainda como parte da programação, nesta quinta, no campus-sede, acontecerá a palestra “Crise Hídrica e sua Influência no Processo de Desertificação”, com o técnico ambiental Walter Viana, da diretoria de fiscalização da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram).
GRAVIDADE
Ainda nas comemorações pelo Dia Mundial da Água em Montes Claros, será apresentada a “Carta das Águas”, da última expedição “Caminhos dos Geraes”, realizada em setembro último com três roteiros no Norte de Minas para mapeamento da degradação ambiental. O documento revela que, diante de quadro acelerado de exploração predatória dos recursos naturais, associado à escassez de chuvas, há uma preocupação coletiva para a necessidade de preservação das nascentes. “Com a seca dos últimos cinco anos, associada aos danos ambientais, a água da superfície foi reduzida drasticamente a ponto de não ser suficiente nem para consumo humano”, enfatiza o documento.
Segundo dados da expedição, a partir de um estudo produzido há cinco anos pelo Ministério do Meio Ambiente, o Norte de Minas ainda tem 50% da cobertura vegetal ainda intacta e aparece como a região mais preservada no Estado, mas nada disso impede a confirmação de dados “catastróficos”.