A Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio do curso de Artes/Teatro, estará participando do II Encontro das Instituições de Ensino Superior de Teatro e Danças Mineiras que será realizado sexta (27) e sábado (28) dentro da VII Semana de Artes de Ouro Preto (UFOP). Na oportunidade, o professor Ricardo Ribeiro Malveira, coordenador didático do curso de Artes/Teatro, tentará novos convênios com a instituição promotora do evento.
Juntamente com mais quatro alunos da Unimontes, ele participará também das oficinas “Organização da Empresa Júnior” e “Produção em Artes Cênicas” na UFOP. A Associação Cultural A Trupe, da qual fazem parte os acadêmicos da Unimontes, apresentará o espetáculo “De chapéu e coração: três histórias de paixão”. O espetáculo será encenado às 14 horas, em frente à igreja das Mercês.
Segundo os organizadores do encontro, “dentro da Mostra Miscelânea serão mostradas várias peças encenadas por companhias integradas por acadêmicos das universidades mineiras” , com o objetivo de apresentar as produções que vêm sendo elaboradas pelos estudantes universitários do estado.
O espetáculo “De chapéu e coração: três histórias de paixão” apresenta a sensibilidade de três contos mineiros narrados em cordel, onde o enlace das estórias se faz pela poética de um povo, um canto de um lugar e a métrica de uma identidade. A peça mostra personagens inspirados nesse povo de traços fortes e cultura enraizada e vivenciam situações corriqueiras, onde os variados conflitos (dinheiro, amor, compaixão, ganância, solidariedade e revolta) mostram-se comuns e particulares, ao passo que o desenrolar das estórias culminam sempre na mesma paixão. Com as cores, lembranças e sons da mineiridade, o espetáculo constrói o imaginário popular do Vale Jequitinhonha.