Os alunos do curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciam nesta segunda-feira (11/4), uma campanha de arrecadação de alimentos e donativos, que serão destinados a famílias de baixa renda. A ação faz parte do “Trote Solidário”, que envolve 105 calouros do curso ministrado nos campi de Montes Claros (diurno e noturno) e Brasília de Minas (noturno).

O “trote solidário” do Curso de Administração prossegue até 19 de abril, data agendada para a entrega dos donativos a entidades sociais. Em Montes Claros, a Fundação Sara e o Projeto Presente, dedicados à assistência a crianças e adultos com câncer, serão as instituições atendidas.
Nos dias 18 e 19 de abril, os estudantes vão participar de competições e gincanas nas quadras cobertas e no campo de futebol do Centro Esportivo Universitário (CEU) do campus-sede e no campus de Brasília de Minas. Estão previstos jogos de futsal (masculino), queimada, cabo de guerra e porta-bandeira, pela manhã (7h30 às 10h30) e à noite (19 às 22h30).

As atividades são organizadas pelo Departamento de Ciências da Administração, com o apoio da Empresa Júnior Unimontes (EJU). O objetivo é promover a interação e a integração entre acadêmicos e professores do curso.

Conforme a coordenação, a proposta do Trote Solidário é instituir maneiras saudáveis, éticas e de bom senso para ambientação de novos acadêmicos, de forma dinâmica e solidária, estimulando sua participação e o envolvimento em projetos sociais. Visa também incentivar os acadêmicos a partir de ações voluntárias, de forma a eliminar o antigo trote violento e constrangedor.

A proposta da atividade voluntária foi apresentada pelos acadêmicos do curso Danilo Saymon (6º período) e Vanessa Capuchinho (8º período). Eles propuseram a realização de um “Trote Solidário” envolvendo todos os professores e alunos dos cursos em Montes Claros e Brasília de Minas, com o objetivo de promover a interação entre a comunidade acadêmica e estimular o voluntariado.