Aprimorar e, ainda, atualizar os conhecimentos sobre a investigação científica nos diversos setores da agropecuária. Estes foram os principais objetivos da visita técnica à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – unidade Cerrados, na região da Planaltina, no Distrito Federal (DF), realizada por um grupo de 15 alunos do curso de Tecnologia em Agronegócios, do campus da Universidade Estadual de Montes Claros de Paracatu (Noroeste).

Os trabalhos associam temas debatidos nas disciplinas de Agricultura Aplicada, Pecuária Aplicada, Gerenciamento e Uso de Recursos Hídricos, Planejamento, Qualidade e Sustentabilidade no Agronegócio, Gestão Ambiental e Administração Rural. Participaram os alunos do 2º, 4º e 6º períodos, sob coordenação dos professores Hugo Tiago Amaro, Edson Marcos Porto, Márcia Versiani Fagundes e Fernando Etiene Teixeira.

“A visita foi de grande relevância, com debates e discussões sobre a agropecuária brasileira no bioma do Cerrado e sobre a importância da ciência e da tecnologia para o crescimento e desenvolvimento da agropecuária brasileira”, destaca o professor Hugo Tiago Amaro. “Ter acesso aos experimentos da unidade é extremamente relevante”, completou.

Dentre os projetos visitados na sede de Planaltina estão café irrigado, experimentos de forrageiras e experimento de integração lavoura/pecuária e floresta”.

PARCEIROS

Ele lembra que a Embrapa é parceira da Unimontes no desenvolvimento de pesquisas nas Ciências Agrárias. Alunos da Universidade realizam estágios nas diversas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Outro aspecto importante é que o curso de Tecnologia em Agronegócios conta com acadêmicos inseridos em projetos de pesquisa como bolsistas de iniciação científica.

Unimontes EmbrapaCerrados

O professor Hugo Ribeiro Amaro ressalta que a visita à unidade Cerrados/Planaltina também teve como objetivo apresentar aos alunos os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Embrapa com foco especial no agronegócio. A instituição atua nos diversos setores da agropecuária e aborda questões da atualidade, como produção, manejo das culturas, resultados de pesquisa e tendências.

Dentre outros temas associados ao trabalho de campo estão: “Cerrado: Agricultura, Meio Ambiente”, Desenvolvimento e Inovação” e “Fixação Biológica de Nitrogênio”. A visita foi realizada na última sexta-feira (2/2), durante todo o dia.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia