Na próxima quinta-feira (19/09), crianças e adolescentes da Vila Castelo Branco, região carente de Montes Claros, receberão assistência gratuita na área de prevenção de saúde bucal. O atendimento será oferecido pelos acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A iniciativa faz parte do projeto “Plantando Conhecimento – Colhendo Desenvolvimento”, implementado pelo Departamento de Biologia Geral da Unimontes. A ação envolve os cursos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS): Biologia, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia.

Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex),  o projeto de extensão visa a implementação de ações de saúde, voltadas para os moradores da Vila Castelo Branco e da Vila Quintas da Boa Vista, situadas na região do Polo Grande Santos Reis. O objetivo é promover mudanças voltadas para a melhoria das condições de vida das comunidades, que enfrentam uma série de carências. As atividades serão desempenhadas ao longo de dois anos.

professor ricardo bacchi unimontes

Professor Ricardo Bacchi, idealizador do projeto (foto: Ascom/Unimontes)

A  proposta é a integração entre as duas comunidades, por intermédio de ações educativas, culturais e sociais, nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento social. Visa também “proporcionar aos acadêmicos a possibilidade de interação entre o conhecimento teórico e prático, utilizando-se da experiência para o aperfeiçoamento do exercício profissional”.

O professor Ricardo Bacchi, integrante do conselho departamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e  criador do projeto destaca que o polo Grande Santos Reis abrange 23 comunidades, sendo que as Vilas Castelo Branco e Quintas da Boa Vista são as primeiras áreas atendidas pela iniciativa. “Mas, a intenção é que o projeto seja ampliado e se estenda a outras comunidades, envolvendo também outros centros de ensino da universidade”, comenta.

Bacchi ressalta ainda que o projeto surgiu a partir de uma parceria com a Rede Berlaar de Educação, à qual está vinculado o Colégio Imaculada Conceição em Montes Claros. A Rede Berlaar viabilizou a criação do Centro de Convívio Theresia Vermeylen, instalado na Vila Castelo Branco, onde são desenvolvidas diversas ações voltadas para a assistência e melhoria da qualidade de vida dos moradores, como cursos de capacitação e programas de geração de renda.

ouvido criança

Em agosto deste ano, foi realizado atendimento na área de saúde auditiva para crianças, adultos e idosos (foto: Divulgação)

Como ação do Projeto “Plantando Conhecimento – Colhendo Desenvolvimento”, em agosto passado, foi realizado atendimento na área de saúde auditiva para crianças, adultos e idosos das duas comunidades. O trabalho foi coordenado pela professora Vera Trabbold, chefe do departamento de Saúde Mental, do curso médico da Unimontes.

As atividades da próxima quinta-feira serão orientadas pela professora Vânia Julieta de Araújo Barros. A orientação sobre prevenção de saúde bucal será ministrada de 7h às 17h, no Centro de Convívio Theresia Vermeylen, na Vila Castelo Branco.

Evento: Assistência gratuita na área de prevenção de saúde bucal

Local: Centro de Convívio Theresia Vermeylen- Vila Castelo Branco- Montes Claros- MG

Data: 19/09/2013 (quinta-feira)

Horário: 7h às 17h