Projeto de extensão do Departamento de Odontologia implantado em 2013, o Banco de Instrumental Odontológico, da Universidade Estadual de Montes Claros, está com inscrições abertas para acadêmicos interessados no empréstimo de instrumentais, que são utilizados nas atividades relacionadas às clínicas e nas próprias ações extensionistas. O prazo vai este sábado (14 de janeiro), dia letivo para o curso de Odontologia.

Podem participar os alunos regularmente matriculados na graduação e que tenham ingressado na Universidade pelo sistema de reserva de vagas, seja pelo vestibular tradicional, pelo Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/Unimontes) e, mais recentemente, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Caso não haja interessados nestas categorias, os aprovados pelo sistema universal também podem pleitear os instrumentos.

No ato da inscrição, dentre outras normas conforme edital, o candidato deverá apresentar a relação dos instrumentos necessários (descrição e quantidade). O prazo para empréstimo é de seis meses. Atualmente, o BIO conta com um acervo de cerca de 300 instrumentos, a partir de doações de acadêmicos, professores e egressos, além de empresas do ramo e de fabricantes.

Segundo o acadêmico Pablo Vinicyus Ferreira, da equipe de empréstimos do BIO/Unimontes, o Banco foi implantado a partir da necessidade de atender os alunos que encontram dificuldades para a aquisição dos equipamentos durante a graduação. Esta seria uma forma reduzir a evasão no âmbito do curso. Caso a demanda de empréstimos seja menor em relação ao acervo, os instrumentos passam a ser cedidos para as ações extensionistas programadas ao longo do semestre, como o projeto Unimontes Solidária e o Multicampi, que retornará neste ano.

Os estudantes beneficiados recebem um “manual do acadêmico”, com as informações sobre a conservação dos instrumentos. Entre outras recomendações, consta que “ao final de cada semestre, o instrumental disponibilizado deverá ser entregue para conferência”.

Banco de Instrumental Odontológico (BIO)
Novos empréstimos
Inscrições: até 14 de janeiro (sábado letivo – atividades normais)
Local: Sala 110, prédio 6, campus-sede