Três equipes da Universidade Estadual de Montes Claros, inscritas na 20ª Maratona de Programação, conquistaram boas colocações na classificação geral da competição que acontece em âmbito regional, com a participação de pelo menos cinco instituições locais. A edição regional aconteceu em Montes Claros em setembro, no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

No segundo lugar da competição, a equipe Unimonsters foi a mais bem colocada da Universidade, formada por acadêmicos do 4º período do curso de Engenharia de Sistemas – Davidson Dias, Kevin Jonas e Mateus Fellipe. Professor da Unimontes, Heveraldo Oliveira foi o treinador das três equipes da Universidade.

Comandada pelos acadêmicos de Sistemas de Informação, Rodrigo Soares, Samuel Rodrigues e Mateus Hubert, de Engenharia de Sistemas, a equipe The Avengers também representou a Unimontes na eliminatória norte-mineira e conquistou a 5ª posição. Também do curso de Engenharia de Sistemas da Unimontes, Jair Gomes, Pedro Oliveira e Leonardo Macedo levaram a equipe The Elder C a conquistar a sétima posição.

Uma equipe do IFNMG conquistou o primeiro lugar e vai representar a região na final brasileira. A previsão é que a decisão nacional da Maratona aconteça nos dias 13 e 14 de novembro, em São Paulo.

A competição funciona da seguinte forma: a equipe vencedora da maratona representa o Norte de Minas na final brasileira, que acontecerá ao final de 2015. A partir desta fase, a briga é bem mais acirrada. As equipes das diversas regiões do País disputam vagas para a final mundial – que ainda não tem data definida. Em 2014, a final aconteceu no Marrocos.