O Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAENG), da Universidade Estadual de Montes Claros, foi um dos organizadores do 6º Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (ENEC), realizado no início do mês, em Belo Horizonte, com a participação superior de dois mil acadêmicos de várias partes do País.

Com 25 integrantes, a delegação da Unimontes aproveitou a projeção do evento para divulgar atuação da “Metrus Jr”, a empresa júnior do curso de Engenharia Civil. Na oportunidade, foram reunidos os empresários juniores do Brasil, com o objetivo de discutir os “cases” de sucesso e, ao mesmo tempo, compartilhar informações e práticas com bons resultados práticos.

“Foi desafiador participar da organização de um Congresso dessa magnitude e, ao mesmo tempo, uma honra para a Unimontes e seus alunos. O Encontro foi um sucesso. Trabalhamos por quase 10 meses na organização, com a certeza da satisfação do público-alvo”, afirmou Flávio Gabriel Mendes, estudante da Unimontes e coordenador da equipe de articulação do 6º ENEC.

SUSTENTÁVEIS

A 6ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil teve como tema central “Erguendo Pilares para uma Engenharia Sustentável”. Foram discutidas as práticas sem prejuízos dentro da Engenharia Civil, as responsabilidades dos profissionais da área enquanto agentes transformadores na sociedade. Houve, ainda, debate sobre como evitar tragédias. O exemplo abordado foi o rompimento da barragem de rejeitos de minério da Samarco, em Bento Rodrigues (no município de Mariana), em novembro de 2015.

Enec BH1“Discutir e apresentar temas cotidianos em um evento dessa magnitude foi uma experiência única que marca positivamente a formação profissional, assim como para o nosso centro acadêmico, que foi um dos realizadores do evento”, enfatizou a presidente do CAENG/Unimontes, Isabella Silva. A programação do encontro teve palestras, minicursos e momentos de integração de práticas acadêmicas.

EMPRESA JÚNIOR

Sobre o trabalho da Empresa Júnior do curso de Engenharia Civil foi apresentado pelo presidente da Metrus Jr, Stanley Marques dos Santos, juntamente com a diretora, Isabela de Oliveira Nunes Costa. “A participação no “Movimento Empresa Júnior”, um espaço dentro do Encontro, é bem valorizada por diversos ramos do empresariado brasileiro e em nossa região. Enquanto empresários juniores devemos instigar isso”, afirma João Paulo Cordeiro, diretor de Recursos Humanos e também fundador da Empresa Júnior do Curso de Engenharia Civil.

“Um dos objetivos do Movimento Empresa Júnior foi justamente de apresentar aos graduandos a prática empresarial e corporativismo dentro da academia. Acreditamos em um país melhor por intermédio do empreendedorismo”, acrescentou João Paulo.