No próximo domingo (10/07), será realizado no Clube dos Ferroviários (bairro Santa Rita), a partir das 8 horas, o 1º Torneio Interclubes de Peteca de Montes Claros. O evento é organizado pelos alunos do quarto período de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e faz parte da disciplina Administração e Organização de Eventos.
A expectativa é de reunir no torneio até 200 atletas, envolvendo representantes de todos os clubes sociais e recreativos da cidade, além da Polícia Militar e dos Bombeiros. Um dos principais objetivos da iniciativa é promover a socialização entre os jogadores, visando, ainda, a descoberta de novos talentos.
A competição também tem como meta a divulgação do jogo de peteca, considerado uma prática saudável para pessoas de todas as idades. Os organizadores lembram que existem registros de que a peteca era praticada como recreação pelos indígenas brasileiros antes mesmo da chegada dos portugueses, em 1500. O esporte foi aprimorado através de sucessivas gerações e reúne o maior número de praticantes em Minas Gerais.
Os acadêmicos de Educação Física da Unimontes ressaltam ainda que a peteca é um esporte aeróbico, que aumenta a aptidão física de seus praticantes. Uma das vantagens: requer espaço pequeno para a prática. A modalidade esportiva também é vista como uma forma de “libertação”, unindo corpo e mente numa série de realizações e equilíbrio.