Oito alunos de escolas públicas das regiões Norte, Noroeste e Central de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri atendidas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)- edição 2015.

Os estudantes são dos municípios de Montes Claros, Mato Verde, Salinas, Porteirinha (dois) e Taiobeiras, Norte de Minas; Santa Maria do Suaçuí e Senhora do Porto, Vale do Rio Doce. A premiação foi realizada na ultima segunda-feira (7/11), no Rio de Janeiro.

A Unimontes coordena os trabalhos em 40% do território mineiro. As atividades são desenvolvidas pelo Departamento de Ciências Exatas e pelo curso de graduação em Matemática. A coordenação envolve ações em 156 municípios, envolvendo 811 escolas.

Na edição de 2015 foram inscritos na Obmep 270.343 alunos da área de abrangência da Universidade Estadual de Montes Claros. A olimpíada de matemática contou com 17.972.333 participantes em todo país e 1.889.666 inscritos em Minas Gerais. Os números praticamente se repetiram na edição de 2016.

O coordenador da Obmep no âmbito da Unimontes, professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, explica que a premiação de cada edição da olimpíada sempre ocorre no ano seguinte. Os melhores colocados recebem as medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

Todos os medalhistas da Obmep vão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00 durante 10 meses.  Os campões da olimpíada que ingressarem em cursos superiores serão contemplados com Bolsa do Programa de Iniciação à Pesquisa e Mestrado (PIC-M) do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor R$ 400,00 durante 24 meses, visando  aprofundar os estudos na área.

Atualmente, a Unimontes conta com 12 alunos beneficiados com a bolsa de iniciação a pesquisa e mestrado, por conta do bom desempenho que tiveram na competição nacional de matemática.

Na região coordenada pela Unimontes, na edição 2015 da Obmep, além dos oito ganhadores da medalha de ouro, 26 alunos conquistaram a medalha de prata e outros 84 obtiveram a medalha de bronze. 1.206 estudantes tiveram o bom desempenho reconhecido com menção honrosa.

filipe Barreiros

Filipe José Barreiros Soares Foto: Arquivo pessoal

CASO DE SUCESSO

Um dos campeões da Olimpíada Brasileira de Matemática premiado com a medalha de ouro no Rio de Janeiro foi Filipe José Barreiros Soares, morador de Santa Maria do Suaçuí, município de 14, 4 mil habitantes, situado no Vale do Mucuri, que tem uma renda percapta de R$ 401,16 por mês e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,64. Aluno da Escola Estadual Hauy Petrineli Mayrink, Filipe Soares conquistou cinco medalhas na Obmep: duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

O professor Rosivaldo Antônio Gonçalves destaca que o estudante de Santa Maria do Suaçuí já é campeão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas desde 2011. “O Filipe  estuda sozinho com a orientação de uma professora, usando o material didático disponível no portal da Obmep na internet”, afirma o coordenador da Olimpíada no âmbito da Unimontes.

APOIO E SUPORTE DA UNIVERSIDADE

O coordenador da Obmep na área de abrangência da Unimontes destaca a importância do suporte oferecido pela Universidade às atividades da olimpíada. “Neste ano, tivemos três estagiários disponibilizados pela Unimontes para coordenação da Obmep, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão. Esse suporte tem sido essencial para o bom  andamento de nossas ações. Nossos agradecimentos ao reitor João dos Reis Canela e à pró-reitora de Extensão, professor Jussara de Carvalho Guimarães”, afirma Rosivaldo Antônio Gonçalves, que é professor do departamento de Ciências Exatas.