Os cursos de Agronomia e Zootecnia, ministrados pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no Campus de Janaúba, receberam o conceito “A” na avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE) de Minas Gerais. Recentemente, o curso de Agronomia também obteve quatro estrelas no Guia do Estudante, da Editora Abril. Além disso, foi classificado em 15º lugar entre todos os cursos de Agronomia do País no Ranking Universitário da Folha 2014 (RUF), do jornal Folha de São Paulo.
Na avaliação do Conselho Estadual de Educação, foram verificados diversos aspectos dos cursos como qualificação do corpo docente, infraestrutura e o projeto político-pedagógico. Também foi avaliada a entrada dos egressos no mercado de trabalho.
“O sucesso obtido por estes cursos, que se confirma a cada avaliação, é fruto de trabalho árduo e sério de toda a comunidade acadêmica envolvida direta e indiretamente neles. Destaco, em especial, docentes comprometidos e engajados, discentes dedicados e motivados e servidores técnico-administrativos sérios e cientes de suas responsabilidades”, afirma o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, professor Victor Martins Maia. “Além disso, existe por parte da gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros um cuidado todo especial com os cursos de Agronomia e Zootecnia ofertados no Campus de Janaúba”, acrescenta.
A coordenadora do curso de Zootecnia, professora Hélida Cristine de Freitas Monteiro, ressalta que o conceito máximo resulta das melhorias implementadas pela universidade no projeto pedagógico e na estruturação do curso. “Essa avaliação vem comprovar a boa qualidade do curso de Zootecnia, oferecido numa região que enfrenta dificuldades, sobretudo, por causa da seca. O resultado também é fruto do esforço dos professores, servidores técnico-administrativos e alunos”, observa a coordenadora.
A avaliação positiva também foi enaltecida pelo professor Mauro Koji Kobayashi, coordenador do curso de Agronomia. “A manutenção do conceito A na avaliação pelo Conselho Estadual de Educação reafirma a excelência do curso na formação de profissionais qualificados”, observa o coordenador. Ele lembra que, segundo as palavras dos avaliadores, “os docentes são extremamente produtivos cientificamente, permitindo a captação de recursos em diversas agências de fomento, o que vem equipando e melhorando os laboratórios existentes para a pesquisa, atendendo também ao ensino de graduação”.
Ele lembra, ainda, que esta avaliação positiva foi ratificada pelo destaque na classificação na 15ª posição no Ranking Universitário Folha – 2014 e pelas quatro estrelas na classificação no Guia do Estudante 2014. Além disso, ressalta, o curso foi acreditado no sistema Arcu-Sul, que está permitindo a mobilidade acadêmica dos estudantes nas universidades do Mercosul, por meio do Programa “Marca”.