Patrono geral, secretário adjunto de Educação destaca a vocação natural da Universidade em promover as profissões para o desenvolvimento do Norte de Minas

Emoção marcou a solenidade unificada para os cursos do campus-sede (Foto: Christiano Jilvan)

“A influência acadêmica e cultural na pesquisa, na economia, no desenvolvimento regional e na vida pessoal são as marcas que a Unimontes consolidou com o tempo. Uma instituição amadurecida, que transforma realidades”. Esta foi uma das mensagens do professor Edelves Rosa Luna, secretário adjunto de Educação de Minas Gerais, como patrono geral na solenidade de outorga de grau da Universidade Estadual de Montes Claros.

A instituição graduou 447 novos profissionais de 32 cursos do campus-sede, referente à conclusão do segundo semestre letivo de 2019. O evento unificado foi realizado na noite dessa terça-feira (7/1), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, presidido pelo reitor Antonio Alvimar Souza.

O evento corresponde à conclusão dos cursos do segundo semestre de 2019

Participaram os pró-reitores e adjuntos, diretores de Centro, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Superintendência Regional de Ensino, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), Prefeitura e Conselho Regional de Educação Física, além de professores e servidores da universidade que foram homenageados pelas turmas de graduandos.

Aluno Rodrigo Emiliano foi o orador

O acadêmico Rodrigo Emiliano de Araújo Braga, do curso de Tecnologia de Gestão Pública, e a acadêmica Elen Sabrina Assis Costa, do curso de Ciências da Religião, foram o orador e a juramentista, respectivamente.

HONRA

“Sinto-me muito honrado por ser patrono, especialmente na universidade onde minha mãe se formou e outros tantos milhares de pessoas que hoje desenvolvem suas atividades em prol da região, do Estado, do País e até no exterior. Um evento como este é um reconhecimento ao esforço de todos vocês”, completou Edelves, que é natural de Bocaiuva (Norte de Minas).

Professor Edelves Rosa Luna, secretário adjunto de Ensino Superior de Minas Gerais, foi homenageado durante a solenidade pelo reitor Antonio Alvimar Souza

O secretário adjunto ressaltou a importância da Unimontes para o Governo do Estado, especialmente no último ano, quando a Universidade passou a ser vinculada à Secretaria de Educação, lugar onde poderá exercer com maior destaque sua vocação natural que é educar e transformar as licenciaturas, bacharelados, mestrados, doutorados, a pesquisa, extensão e prestação de serviços.

“Diante de tantos desafios econômicos e, sobretudo, de gestão, a Reitoria soube ouvir, dialogar, explicar e conduzir a Unimontes com segurança, firmeza, discernimento e dedicação incondicionais. Afinal, não se pode fazer gestão de um bem público, sem mirar no futuro e a sustentabilidade da instituição”, completou Edelves Rosa Luna. Ele destacou, ainda, o prestígio pessoal do reitor junto ao governador Romeu Zema permitiu que a universidade se consolidasse em 2019 como umas das principais instituições públicas no alcance de seus objetivos mirando o bem comum.

Em nome da instituição, o reitor Antonio Alvimar Souza fez um agradecimento público aos graduandos por se dedicarem à Unimontes durante os seus cursos das mais diversas formas, como acadêmicos, estagiários, pesquisadores e servindo à comunidade.

Veja a galeria de fotos

“Nesse dia, a palavra mais importante é: agradecimento”, pontuou, ao destacar que a Universidade cumpre sua missão de fazer com que o ensino público chegue às pessoas como um direito constitucional. “Ainda temos muitas dificuldades, mas nós não perdemos a luz, a esperança e a coragem. Temos o privilégio de ter uma universidade com grande know-how no ensino, pesquisa e extensão e prestação de serviços”.

Acadêmicos de 32 cursos foram graduados pela Unimontes (Foto: Ana Maria Barbosa)

Na oportunidade, por meio do secretário Edelves Rosa, o reitor formalizou convite ao governador Romeu Zema para que visite a Unimontes no primeiro semestre de 2020. “Valorizamos o reconhecimento do Governo sobre o bem que a Universidade representa para a comunidade. É muito importante e vamos continuar trabalhando, sem medir esforços para que sejamos a instituição de ensino mais importante do Estado de Minas Gerais”, acrescentou o professor Antonio Alvimar Souza.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba