as inscrições para a escolha das representações docente e técnico-administrativa dos Conselhos Universitário (Consu) e Conselho Curador da Universidade Estadual de Montes Claros para um mandato de dois anos – a contar da data de posse. A realização das eleições foi aprovada na última reunião do Consu em 31 de agosto último.

Serão eleitos um membro do corpo docente permanente e outro dos servidores técnico-administrativos para o Conselho Curador, e 19 docentes efetivos e 2 servidores técnico-administrativos (sendo um do setor de Saúde e outro da Educação) para o Conselho Universitário. As eleições não contemplam o Centro de Educação a Distância (CEAD), além do Núcleo de Joaíma – cujos servidores votarão no Campus de Almenara.

O processo se faz necessário tendo em vista o término do mandato dos atuais membros (representantes docentes e técnico-administrativos) dos dois órgãos em dezembro deste ano, conforme estabelece o Estatuto e o Regimento Geral da universidade e a legislação vigente.

Podem se candidatar os professores do quadro permanente e os integrantes do corpo de servidores técnico-administrativos da Unimontes. As inscrições devem ser feitas na recepção do prédio da Reitoria, através do preenchimento de requerimento próprio.

DATA – As eleições serão realizadas no dia 9 de novembro, no horário de 9 às 11 horas, nos prédios que sediam os Centros de Ensino, no campus-sede, além do Hospital Universitário Clemente de Faria e nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Bocaiúva, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí. Nesses locais, serão instaladas as mesas receptoras de votos, sendo colocadas urnas para cada categoria de votante (professores e servidores técnico-administrativos).

Têm direito a voto os professores e servidores técnico-administrativos da Universidade – inclusive os professores designados. Concluído o processo eleitoral, a Comissão Eleitoral encaminhará à presidência do Conselho Universitário – impreterivelmente até o dia 25 de novembro – os nomes dos docentes e servidores eleitos, com seus respectivos suplentes, o qual providenciará a posse dos mesmos.

OS CONSELHOS

O Conselho Universitário é o órgão máximo de deliberação da instituição, encarregado de traçar a política geral da Universidade Estadual de Montes Claros, tendo a seguinte composição: o reitor como presidente; a vice-reitora, como vice presidente; os diretores de Centros de Ensino; 19 docentes; o presidente do DCE, como membro nato: 4 representantes discentes, 2 servidores técnico-administrativos; um representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; dois representantes da comunidade norte-mineira, sem vínculo empregatício com a universidade, entre indicações de centrais de empregados e entidades de classes trabalhadoras; e o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

Já o Conselho Curador tem como finalidade a fiscalização orçamentária, econômica e financeira da Unimontes, além de outras atribuições estabelecidas no Estatuto e Regimento Geral. Ele é constituindo por 4 representantes do Conselho Universitário, indicados por este, excluídos os membros natos: um representante do corpo docente eleito; um representante do corpo técnico-administrativo; um representante do corpo discente; um representante da comunidade, indicado pelo Conselho Regional de Contabilidade, portador de diploma do curso superior em Ciências Contábeis e que não pertença aos quadros da Universidade; e um representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Cada membro efetivo do Conselho Curador tem o seu suplente. Os membros efetivos e suplentes do referido órgão têm mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos, com exceção da representação discente cujo mandato é de um ano, sendo permitida sua recondução.