A Agência Transfusional do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes, foi selecionada para participar do Programa de Qualificação da Hemorrede Pública do Estado de Minas Gerais (PEQH/MG). A unidade receberá a visita de um instrutor e cinco avaliadores, na próxima quinta-feira (23 de março), para análise dos serviços de hemoterapia prestados pelo HUCF no chamado “Ciclo de Sangue”: antes, durante e pós-transfusão.

Para a coordenadora da área técnica da Agência Transfusional/HUCF, médica Maria Alice Avelar, a visita é importante porque vai identificar demandas. Os apontamentos, segundo ela, tendem a oferecer propostas de melhorias contínuas no serviço como um todo, não só para a liberação de hemocomponentes, como também para segurança transfusional.

Os processos focam na padronização, estimulando a participação dos servidores na organização da Agência do HUCF.

“Esta primeira visita é para conhecer a situação da Agência e, propor juntos, ações de melhorias nas atividades hemoterapias realizadas”, analisa a enfermeira Waldeth Mendonça. Segundo ela, o objetivo deste programa é reforçar a importância quanto à segurança do paciente e a qualificação do processo no ato transfusional dos serviços de saúde.

COMO – Os profissionais farão visitas técnicas aos setores do Hospital da Unimontes, com acesso aos prontuários para verificar os registros Médicos e de Enfermagem (preenchimentos), análise do Ciclo do Sangue – desde a solicitação de hemocomponentes, prescrições médicas e registros de Enfermagem: antes, durante e pós-transfusão.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia