No ano de 2017, mulheres vítimas de violência sexual, que receberam atendimento no Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, se uniram para formar um grupo de apoio, com o objetivo de compartilhar experiências e sentimentos vivenciados em decorrência do sofrimento pessoal.

Denominado “Afeto” em alusão ao conteúdo dos encontros e dos diálogos estabelecidos durante as reuniões, realizadas em clima de respeito, amor e reciprocidade entre as integrantes.

Em 2018, as participantes decidiram acolher novas vítimas, com encontros quinzenais. O conteúdo das reuniões é conduzido de forma sigilosa.

ACOLHIMENTO

A socióloga da Maternidade Maria Barbosa, do HUCF, Thereza Raquel Betônico Corrêa, explica que os encontros contam com a presença de uma psicóloga para mediar os assuntos e acolher as demandas.

“O intuito é oferecer às vítimas de violência sexual uma oportunidade de resignificar essa situação vivida, compartilhando, caso queiram, alguns de seus medos, angústias, tristezas, alegrias e vitórias. Isso porque, segundo elas, depois que se passa por uma violência, vive-se um dia por vez”, afirma.

REFERÊNCIA

O Hospital Universitário Clemente de Faria, por meio da Maternidade Maria Barbosa, é referência na região para o atendimento dos casos de violência sexual há 15 anos.

O atendimento é realizado no Ambulatório de Violência da Maternidade, no qual as vítimas são acolhidas, recebem atendimento clínico especializado, atenção psicológica, além de serem encaminhadas para outros serviços referenciados no município. A assistência é prestada por equipe multidisciplinar, formada por médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e socióloga – funciona 24 horas, durante os sete dias da semana, de forma sigilosa, em respeito à privacidade e integridade dos pacientes.

ESTATÍSTICAS

No período de primeiro de janeiro deste ano a 31 de julho último, foram realizados 98 atendimentos. Em 2017, foram 185 casos, e em 2016, 167 vítimas receberam assistência.

As estatísticas revelam, ainda, que maioria dos pacientes que chega ao serviço é composta por mulheres agredidas por homens, com idades entre 0 e 12 anos, a maior parte delas oriunda de Montes Claros.

As mulheres que desejam participar das reuniões do grupo “Afeto” devem fazer contato prévio pelo telefone da Coordenação da Maternidade: (38) 3224-8315.