A Universidade Estadual de Montes Claros abre perspectivas para a ampliação de convênios e ações de cooperação técnico-científicas com as instituições de ensino superior do Canadá, sobretudo diante da flexibilidade de relacionamento, que permite o intercâmbio na formação acadêmica, na titulação docente e no desenvolvimento de pesquisas e patentes. O assunto foi apresentado durante visita de cortesia ao campus-sede da Unimontes do adido comercial do Governo do Canadá em Minas Gerais, Franz Brandenberg, nessa terça-feira (26/6).

No encontro com o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, com o vice-reitor Antonio Alvimar Souza, diretoras de Centro e pró-reitores, Brandenberg destacou a relação estreita entre brasileiros e canadenses, especialmente nos últimos cinco anos, quando o país da América do Norte recebeu 12 mil universitários no âmbito do programa Ciências Sem Fronteiras.

“O Canadá foi o terceiro país a receber o maior fluxo de brasileiros, com uma taxa de retorno (ou desistência) de apenas 1% deste total, o que ressalta a qualidade dos alunos que saem do País para novas experiências acadêmicas”, disse o adido.

Franz Brandenberg

Brandenberg responde pelas ações da área da educação canadense nos estados de MG, RJ e ES

Além da área comercial, o representante canadense também é responsável pelos assuntos relacionados à educação daquele país junto às universidades, colégios e escolas de ensino fundamental e médio nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Na oportunidade, ele oficializou convite para a Unimontes participar da Feira Oficial de Educação do Governo do Canadá (EduCanadá), que terá uma edição especial em Belo Horizonte, no dia 2 de outubro próximo.

POTENCIAIS

“Este é um grande evento acadêmico para a interação entre as instituições canadenses e as universidades mineiras, com a perspectiva de divulgar o potencial educacional do Canadá para cursos de graduação, mestrados, doutorados, cursos de idiomas e cursos técnicos, cenário que é bastante real aqui na Unimontes”, explicou Franz Brandenberg. Segundo ele, nas 110 universidades do Canadá há 60% de alunos de outros países. O adido comercial esteve acompanhado pelo gerente regional da Smrt English, João Corrêa, empresa especializada no ensino digital do idioma inglês para universitários, estudantes e professores que buscam o aperfeiçoamento no aprendizado da língua.

O reitor João Canela e os pró-reitores apresentaram um breve relato sobre a Unimontes ao representante do Canadá, com destaque para a titulação docente (72% de mestres e doutores) e o histórico da pós-graduação Stricto sensu que, em apenas 15 anos, conta com 16 mestrados e três doutorados, sendo 50% deste total implantados nos últimos oito anos. Enalteceu, também, o trabalho desenvolvido no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria, 100% público, com o registro de 455 mil procedimentos no último ano. Como hospital-escola, abre oportunidade para mais de 650 estagiários nas mais diversas áreas.

Adido Visita Uni

Encontro de representantes canadenses com a gestão superior da Unimontes

“A oportunidade para se estabelecer nossas parcerias é extremamente válida, especialmente com a perspectiva de novos desafios para o domínio de outro idioma e para o aprimoramento da graduação e de pesquisas”, analisou o vice-reitor Antonio Alvimar.

A professora Maria ngela Figueiredo Braga, coordenadora do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Institucional da Unimontes (NIC), destacou que a Unimontes possui um convênio em vigência com a Universidade de Quebec e, até 2017, manteve um acordo com a Universidade de Alberta, mas com entendimentos para a retomada do convênio. A instituição desenvolve, ainda, pesquisas em parceria com o Canadá e outros países americanos na rede internacional Tropi-Dry (Florestas Tropicais Secas), com investimentos em ações da Unimontes da ordem de US$ 300 mil entre 2006 e 2018.