Eventos foram realizados para acadêmicos recém internos ao hospital

O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU – Unimontes) realizou, no âmbito do Auditório Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto e de suas dependências setoriais, entre os dias 24/07, 08/08 e 09/08, eventos de acolhimento aos acadêmicos de Enfermagem e Medicina ingressantes no internato iniciado no segundo semestre do ano de 2023.

A iniciativa visa não apenas ambientar os futuros profissionais da saúde no Hospital Universitário, mas, também, oferecer uma visão abrangente dos serviços hospitalares e a logística operacional de cada setor. A atividade foi frenteada pela Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico (DDA) e buscou estabelecer um marco inicial na jornada acadêmica dos alunos, atuando como um elemento promotor de eficiência temporal do período e de mitigação de eventuais situações de risco.

O diretor de Desenvolvimento Acadêmico, professor Henrique Andrade Barbosa, explica que a DDA desempenha um papel central nessa iniciativa, estabelecendo uma ponte segura entre alunos, professores, coordenadores, pacientes e os diversos setores do hospital. Por meio da colaboração estreita, as escalas de distribuição dos acadêmicos são elaboradas para o exercício das práticas assistenciais e estudantis, permitindo que os futuros profissionais circulem por diferentes áreas do hospital consonantes às suas matrizes curriculares.

O Diretor de Desenvolvimento Acadêmico, Henrique Barbosa, em apresentação.
Foto: Núcleo de Educação Permanente do Hospital da Unimontes

“A diretoria assegura que os estudantes estejam engajados em experiências de aprendizado enriquecedoras e alinhadas com os objetivos curriculares. Essa abordagem não apenas garante a qualidade da formação, mas também reforça os laços entre a universidade, o hospital e os alunos, criando um ambiente de colaboração mútua”, explica o diretor Henrique Barbosa.

Turmas acolhidas

No cenário educacional da saúde, a transição dos bancos acadêmicos para os corredores hospitalares é uma etapa crucial e transformadora para os estudantes de Enfermagem e Medicina.

O estudante da Turma LXXIV de Medicina, Gabriel Correia, participou da primeira etapa, no dia 24/07 e agradeceu: “A turma agradece o carinho da equipe (do HU – Unimontes) e da Reitoria, e reiteramos o compromisso na luta pela saúde pública, gratuita e de qualidade”, manifestou.

Turma LXXIV de Medicina, em acolhimento.
Foto: Núcleo de Educação Permanente do HU – Unimontes

Participando do segundo acolhimento, a acadêmica da Turma XLIV de Enfermagem, Raissa Maciejewsky, reconheceu o significado da ação:

Turma XLIV de Enfermagem, em acolhimento.
Foto. Núcleo de Educação Permanente do Hospital da Unimontes

“Esse acolhimento foi essencial. ter esse momento de abertura e diálogo é tranquilizador, entender mais o processo e sermos inseridos nele, faz com que o nosso aproveitamento seja melhor. Nos sentimos bem-vindos ao local que será o nosso segundo lar pelos próximos meses, onde aprenderemos a cuidar, zelar e devolver a ele toda aprendizagem e conhecimento que adquirimos”, concluiu a estudante.

Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024